Alchemist Flash Speech #08 – Shirobako 23, o melhor episódio da temporada

Shirobako23_001

Sonhos e esperanças entrelaçados…

[TEXTO COM SPOILERS. SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU O EPISÓDIO 23 DE SHIROBAKO, NÃO RECOMENDO A LEITURA DESSE POST. SIGA POR CONTA E RISCO.]

Hoje um post diferente. Diferente porque nos próximos parágrafos a emoção tomará conta da minha pessoa, visto que escrever um texto sobre Shirobako sem deixar me envolver emocionalmente é impossível, portanto, caro leitor, se as frases seguintes soarem um tanto quanto exageradas a você, não tem problema… É isso mesmo que quero transmitir.

Shirobako me conquistou desde seu primeiro episódio, a ideia do animê em querer ilustrar como funciona um estúdio de animação me pareceu genial a primeira vista, mas o que não esperava é que fosse me apegar tanto ao animê e suas personagens. Como sou alguém que é movida por músicas e vozes naturalmente, claro que minha expectativa cresceu ainda mais quando percebi que além de narrar eventos que fazem parte do processo de animação, o animê ainda se preocuparia, mesmo que um pouco, em falar sobre seiyuus. Não demorou muito tempo para Zuka-chan se tornar minha personagem preferida e minha pessoa desejar o tempo todo que ela conseguisse entrar para esta indústria, da qual é tão concorrida, e como até o ANN reportou dias atrás, complicadíssima. O caminho de Zuka-chan não foi nada fácil, enquanto via todas as suas amigas sempre avançarem em direção aos seus próprios objetivos, ela continuava recebendo inúmeros nãos para diversos papéis em audiências de dublagem. Era tão real seu sofrimento e tão difícil seu sonho de ser realizado que por diversas vezes me perguntei se realmente ela teria espaço em Shirobako, se ela teria seu momento glorioso, seu momento de esperança, esperança que tantas vezes foi testada e jogada no lixo.

ShirobakoOP2_002

Aí veio o episódio 23, aquele episódio que teve problemas de produção e demorou para ser exibido, mas se soubesse que a espera valeria tanto a pena, não teria ficado tão nervosa no dia comum de exibição. A direção e script do episódio estavam incríveis, era como se todas as peças de um quebra-cabeça estivessem se encaixando até formar uma bela arte para se contemplar. Os primeiros minutos foram mágicos por si só, pois o início cômico com o nosso querido diretor em destaque já foi o suficiente para se divertir e atestar do porquê do sucesso da série; a mensagem conclusiva de que todos nós podemos encontrar uma nova motivação para viver independente do que já passamos estará presente no episódio final de Third Aerial Girls Squad e melhor, esteve presente em todo este episódio de Shirobako. O momento em que Zuka-chan recebe a ligação telefônica é a hora em que você vibra e pensa que finalmente ela terá seu debut como seiyuu, e no meu caso, simplesmente era a cena que mais gostaria de ver acontecer no animê. Se disser que minhas reações foram idênticas de Miyamori, não estarei mentindo, pois no momento em que Zuka-chan entra no estúdio o sentimento de surpresa e felicidade se condensam. A leitura de Zuka-chan nos diálogos finais de Aerial Girls foi uma cena conduzida perfeitamente, pois era como se a personagem que ela está dublando fosse seu espelho, você não conseguia mais ver a personagem Lucy, você apenas observava a seiyuu Zuka-chan nascendo e vendo que todo seu esforço não foi em vão e que todas as situações ruins que passou a fizeram crescer, amadurecer e evoluir até que finalmente chegou sua hora de brilhar, chegou a hora dela ficar um pouco mais próxima de seu sonho!

Shirobako23_010

Shirobako23_012

Devo dizer que me emocionei por de certa forma me identificar bastante com Zuka-chan neste quesito profissional. Nunca é fácil levar inúmeros nãos e ver um sonho ficando cada vez mais longe quando isso acontece, mas ainda assim é preciso continuar tentando até você alcançá-lo! Hoje foi o dia de Zuka-chan mostrar sua força de superação, mas amanhã pode ser outro personagem de outro animê, mangá, dorama, seriado, filme ou quem sabe, você que está lendo este texto ou eu quem estou escrevendo. As lágrimas de Miyamori representam por si só o sentimento de felicidade ao ver alguém trilhar um caminho árduo, mas conseguindo chegar lá. “Não sei o que falar, só sentir” se aplicaria muito bem aqui e agora.

Shirobako23_013

Shirobako ainda não acabou, mas se este fosse o último episódio também não seria ruim, visto que aquelas cinco garotas que sonhavam em fazer um animê juntas chegaram ao seu objetivo, cada uma em sua respectiva área da indústria. Entretanto, ainda temos mais um episódio para fechar todo o excelente trabalho das personagens fictícias e da staff por trás deste projeto do estúdio P.A. Works. Quando se alcança um objetivo ou realiza um sonho não se deve parar por aí, quando se realiza um sonho é preciso ter força para mantê-lo e manter um sonho é muito mais difícil que conquistá-lo. Exatamente por isso, rezo todos os dias por uma segunda temporada, pois quero ver como Zuka-chan manterá seu sonho, assim como Ema-chan, Oi-chan, Misai-chan e Midori-chan, mas tudo bem se não ver isso acontecer, porque eu já vi o melhor episódio da temporada! Eu já vi o episódio vinte e três de Shirobako! Um animê que se mostrou até aqui uma obra próxima da realidade em alguns momentos, mas sem deixar de ser divertida e tocante.

Shirobako23_003

Shirobako23_004

Shirobako23_006

Shirobako23_007

Shirobako23_009

Shirobako23_016

Shirobako23_017

Shirobako23_018

Texto escrito por uma certa garota científica @NanyShidou

RAILGUN-likefacebook

3 comentários sobre “Alchemist Flash Speech #08 – Shirobako 23, o melhor episódio da temporada

  1. Saudações

    Vi o episódio #23 de Shirobako e o achei muito, mas muito fantástico mesmo, nee…
    Sério. Confesso que lacrimejei também…

    Foi o capítulo do que chamo de superação. O anime tem mostrado isso desde o sue início, sendo algo que considero muito. Por isso, concordo com muito do que tu enfatizou em seu post, nobre Nayara.

    Porém, estou indeciso sobre qual foi (ou será) o melhor episódio desta temporada para mim. Até aqui, este de Shirobako entra no top’5 (junto de Shigatsu #22, Yuki Kuma #8 e Dog Days” #3, por exemplo) mas o posicionamento final ainda me é incerto…

    Ótimo post, nobre.

    Até mais!

    • Olá, nii.

      Não tinha como não se emocionar com este episódio, foi muito próximo do perfeito sem exageros!

      Fazer um TOP 5 de melhores episódios da temporada seria difícil mesmo, mas no meu caso eu pegaria 5 episódios aleatórios do segundo cour de Cross Ange porque sim HAHHAHAHAHAHHAHAHA

      Até mais, nii! Agora vou passar lá no NETOIN finalmente. #partiu

  2. Nayyyy!!!!!! pronto demorou um pouco mais cheguei aqui para comentar sobre Shirobako…..Claro concordo com você que foi sim o melhor episódio, correspondeu as expectativas e como eu estava torcendo por um momento de glória para Zuka-chan!!!!!e aconteceu !!!! a coitada deu um duro danado, mais que bom que deu certo, e o bom também foi que como você falou o tanto de nãos que ela recebeu a fizeram evoluir tanto profissionalmente como pessoalmente…..

    A Miyamori foi incrível, ela quase não conseguiu acreditar que sua amiga estava lá e pronta para dublar e conseguir um papel tão almejado…sim eu digo foi lindo, a reação de choro e tudo mais, emocinante =D

    Gostei bastante do anime, é sempre ótimo saber o tanto de dificuldade que existe para fazer com que um episódio, assim como o anime inteiro chega aos espectadores ….
    E olha é muito árduo, haja esforço e determinação para fazer o trabalho andar…..
    Sério!!!, o povo que trabalha com isso os considero mágicos e um trabalho que chamo de sagrado/ dos deuses, e muito legal fazer um personagem ganhar vida, se movimentar, ter as motivações dentre outras coisas…e quem está por de trás disso ao ver se sente tão realizado…..
    Eu simplesmente admiro demais isso….

    O anime acredito que acabou mostrando toda a essência carregada em mostrar pra gente como essa industria animística é feita, os contratempos que existem e também o quanto sempre temos que lutar pelos nossos objetivos…..
    (Vou deixar uma frase clichê aí, que acabei de desenvolver nesse exato momento) …Mesmo em meio as conturbações, ou circunstâncias geradas permaneça sempre firme, de cabeça erguida, não importa pelo que lute ou almeja, mesmo que seja algo que considere que não tenha o valor necessário, vale a pena correr os riscos e tentar, nenhum esforço é perdido, basta acreditar e seguir e não se deixar abater por coisas vãs………
    (Ficou uma filosofia geral a minha nas palavras, ou diria!!! isso sim está parecendo auto-ajuda haha socorro!!!!!rsrsr)

    Esse diretor de Shirobako me fez lembrar um pouco aquele diretor maluco de UtaPri ….principalmente nesse último episódio hahah……

    Foi muito legal também ver o quanto os personagens se ajudaram/apoiaram e mesmo quando um estava desanimado , um outro vinha e fazia aquele enxergar as coisas de uma maneira diferente , e foi interessante , pois de vez em quando nos próprios precisamos de um toques/puxões de orelha para avaliarmos uma melhor saída na resolução do que podemos fazer….

    Em tudo mais é isso……
    Obrigada e até a próxima … =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s