Os 10 melhores animês de 2014 (Parte 2)

Fate-stay-night-Unlimited-Blade-Works-11_003

Fechando o TOP 10…

Olá, galera! Tudo certo? Ontem comentei quais foram os cinco melhores animês do primeiro semestre, e agora direi aqueles que mais se destacaram no segundo semestre de 2014, finalizando assim, a proposta desses dois textos: Os 10 melhores animês de 2014. Abaixo seguem todos os animês que assisti nesta segunda parte do ano e minha seleção de favoritos.

Temporada de Julho / Summer / Verão 2014: Akame ga Kill!, Aldnoah.Zero, Ao Haru Ride, Barakamon, Bishoujo Senshi Sailor Moon: Crystal, Fate/kaleid liner Prisma☆Illya 2wei!, Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Glasslip, Nobunaga Concerto, Shirogane no Ishi: Argevollen, Sword Art Online II, Ano Natsu de Matteru OVA, Kill la Kill Special.

Temporada de Outubro / Fall / Outono 2014: Amagi Brillant Park, Cross Ange: Tenshi to Ryuu no Rondo, Fate/stay night: Unlimited Blade Works, Gundam: G no Reconguista, Hitsugi no Chaika: Avenging Battle, Madan no Ou to Vanadis, Ookami Shoujo to Kuro Ouji, Selector Spread WIXOSS, Shigatsu wa Kimi no Uso, Shingeki no Bahamut Genesis, Shirobako, Sora no Method, Trinity Seven, Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru.

Barakamon

Barakamon08_008

Foi um dos melhores slice of life do ano. Barakamon possui um grupo de personagens extremamente carismático, principalmente a garotinha Naru Kotoishi (imagem acima) e a fujoshi mais engraçada de todos os tempos, que conquistam o espectador a cada fala e a cada atitude simples. Sua trama movida pela busca do protagonista em descobrir a si mesmo traz reflexões palpáveis ao dia a dia de qualquer pessoa. Handa-sensei trabalha com shodo, e para conseguir desenvolver uma boa caligrafia é preciso de muito treino, dedicação e inspiração, porque a caligrafia japonesa não deixa de ser uma arte. O animê ganha destaque exatamente por saber resgatar aspectos culturais do Japão, saber contar uma boa história com boas personagens ao mesmo tempo em que há reflexão e diversão, pois também é uma comédia muito agradável.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Nozaki-kunOP

Melhor comédia do ano? Sim ou com certeza? Nozaki-kun é o shoujo que não é shoujo, pois conta o cotidiano maluco de um famoso mangaká de shoujo e como o mesmo se inspira para desenhar seus mangás. Nozaki passa pelas situações mais engraçadas possíveis distorcendo inúmeras características da demografia a fim de desenhar, mas não pense que ele faz isso sozinho, nosso sensei recebe ajuda de inúmeras personagens, sendo que cada uma delas tem uma função específica na produção. Além disso, também é mostrado o cotidiano escolar de cada uma delas e como todos são extremamente carismáticos fica impossível não se divertir ao longo de doze episódios da série. Seria injusto exaltar uma personagem específica, mas posso dizer que todos aqueles que se encontram na imagem acima o conquistarão de alguma forma. E… Força, Sakura! Um dia você consegue se declarar!

Nobunaga Concerto

NobunagaConcerto10_006

A maior surpresa do ano. Recomendo assistir a animação porque é genial ver a era Sengoku em 3DFull, com uma trilha sonora perspicaz e uma direção que soube conduzir do início ao fim o material que tinha em mãos. Além do jeito diferente de contar a história de Oda Nobunaga, as surpresas não estão somente presentes no enredo, mas também em suas personagens. A personalidade de Saburou interpretada pelo seiyuu Mamoru Miyano é incrível! A forma como ele consegue transmitir uma boa sensação através de sua voz e personalidade é única. O impacto foi tão forte a mim que se alguém me perguntar quem foi meu protagonista preferido da temporada de Verão Japonesa, citarei o Saburou do Mamo-chan! Aliás, não só o Mamo-chan teve um destaque positivo no elenco de dubladores de Nobunaga Concerto, Nana Mizuki como Kichou e Aoi Yuuki como Oichi são outros chamarizes que fazem o animê ganhar mais vida e ser empolgante.“Pô, mas eu já enjoei de ver histórias adaptadas de Oda Nobunaga!”, mesmo que você seja essa pessoa, assista Nobunaga Concerto, pois tenho certeza de que o modo como a era Sengoku é contada nesta história, você nunca viu igual.

Fate/stay night: Unlimited Blade Works

Fate-stay-night-Unlimited-Blade-Works_Archer

Fate? Aquele animê do meu husbando Archer? Também, mas Fate/stay night: Unlimited Blade Works é muito mais que isso. O estúdio ufotable fez uma das melhores adaptações do ano e talvez uma das melhores adaptações de visual novel dos últimos tempos com uma qualidade indiscutível. A animação foi de alto nível, a trilha sonora nem tanto, pois Yuki Kajiura fez falta aqui, mas o enredo entregava aquilo que se esperava em cada episódio criando uma trama rica em detalhes agradando tanto os leitores da visual novel, os espectadores de Fate/Zero ou aqueles que viram as adaptações do estúdio DEEN. Rin Tohsaka é a grande protagonista junto de Shirou Emiya, pois esta adaptação visa seguir a rota desta garota na visual novel, e nossa tsundere dublada pela mítica Kana Ueda foi um espetáculo a parte com suas caras e bocas. O que dizer dos especiais de uma hora? Os primeiros episódios foram excelentes para introduzir o elenco de personagens e a história para espectadores novos, mas o último episódio é que foi o grande destaque, pois deu um fechamento perfeito com um cliffhanger digno para deixar qualquer um desejando que abril chegue logo. E aquela ending especial no final? DHASKJDHSAHDKJSAHDKSJAHDAS SOCORRO! Só posso dizer uma coisa: Te amo, ufotable!

Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru

Ýuusha

Yuyuyu é só um animê de garotas fofas fazendo coisas fofas. Assista e se surpreenda! Acredito que somente vendo a obra para entender o que estou falando e por isso não citarei nada da trama por aqui. Entretanto, devo dizer que caso venha a assistir, se prepare para uma tela azul no seu cérebro aos nove minutos do primeiro episódio (LOL)! O enredo entregará o que o animê propôs desde o início junto de ótima animação e trilha sonora. YUUKI YUUNA É MINHA HEROÍNA!❤

Menção honrosa – Shigatsu wa Kimi no Uso

KimiUsoOP_014

KIMI DA YO! KIMI NAN DA YO! OSHIETE KURETAAAAAAAAAAAAAAAA! KURAYAMI MO HIKARU NARA HOSHIZORA NI NARUUUUUUUUUUUUU! KANASHIMI MO EGAO NI MOU HANASANAIDEEEEEEEEE! KIRAMEKU DONNA HOSHI MO KIMI NI TERASU KARAAAAAAAA! Animê com a anisong do ano, Kimi Uso ganha uma menção honrosa, pois seu primeiro cour foi fantástico, mas ainda não merece destaque como melhor, pois o animê não se encerrou. Entretanto, sua primeira parte conquistou a todos com episódios incríveis e uma direção fantástica, seja ela se tratando da execução da trama, das personagens, da animação ou até mesmo da trilha sonora. Apesar da obra ser incrível se tratando de aspectos técnicos, o mais interessante é que ela te conquista por outro caminho, te conquista, pois consegue mexer não com seu cérebro, mas com seu coração. Ao assistir cada episódio é impossível não sentir seu corpo sendo invadido por um turbilhão de sentimentos que podem variar de alegria à tristeza em questão de segundos. É uma verdadeira obra de arte que veio pra brilhar.

Menção do kokoro – Gundam: G no Reconguista

G_no_Reconguista_13-005

TSUKAME PURAIDO! TSUKAME SAKKUSESU! GENKI NO G WAAAAAAAAA! HAJIMARI NO GGGGGGGGGGGGGGGGGG! G NO RECONGUISTAAAAAAAAAAAAA! G NO RECONGUISTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Se Kimi Uso tem a melhor opening do ano, G-Reco tem a melhor ending, mas não é por isso que ganha esta menção. G-Reco merece destaque, pois a volta de Yoshiyasu Tomino a frente de um animê é algo que deve ser comentado, e para aqueles que não lembram, Tomino é o criador e diretor do primeiro Mobile Suit Gundam. Sei que o animê só terminará ano que vem, mas decidi citá-lo porque o primeiro cour já foi digno de elogios, apesar de que quem não está acostumado com a direção de Tomino pode sofrer um pouco. Tomino costuma inserir em um único episódio inúmeros detalhes e informações necessitando que o espectador fique atento a cada diálogo que está observando, ao mesmo tempo em que este acompanha uma trama que vai se desenvolvendo aos poucos podendo transmitir a impressão de lentidão. Exatamente por isso, não recomendaria G-Reco para iniciantes da franquia Gundam, o ideal seria iniciar sua jornada assistindo o primeiro Gundam ou Gundam Unicorn se tratando do universo principal, ou mesmo assistindo Gundam Seed, a fim de compreender um pouco mais os principais aspectos da franquia. Se quiser arriscar com Reconguista, apenas peço paciência e atenção, pois a trilha sonora e animação entregam aquilo que se esperam de um ótimo animê mecha da Sunrise. Aliás, assistir pelos mobile suits é a decisão mais assertiva possível, pois são tão bem desenhados que chega até a soar como fanservice para os fãs de robótica. É puro entretenimento!

Ufa! Chegamos ao fim da segunda e última parte de melhores animês de 2014. Curtiram as escolhas? Faltou coisa pra caramba, não é? Sei que não assisti muita coisa boa da Summer e da Fall em função do término do meu TCC na faculdade, mas agora que estou livre, o que devo assistir?

Texto escrito por uma certa garota científica @NanyShidou

RAILGUN-likefacebook

2 comentários sobre “Os 10 melhores animês de 2014 (Parte 2)

  1. Saudações

    Este foi um seleto grupo, sem dúvida alguma.

    Não posso opinar sobre Gundam G no Reconguista, pois não assisti esta obra. Interessante frisar que, nas pesquisas de opinião de público (que publiquei em outubro), um dos Gundam’s está sendo melhor apreciado pelos orientais e outro pelos ocidentais. Não me recordo direito, mas Reconguista estava melhor pontuado pelos pessoal deste lado do globo, nobre (mas o meu relato carece de certeza ainda).

    No mais, em breve deixarei de ser herege e assistirei Barakamon, pois é o único que me falta antes de trazer à tona o post dos melhores de 2014 no N! pois, de resto, está tudo configurado já. E como gosto de slice-of-life, não acho que será problema…

    Hum…
    Eu meio que discordo um pouco de YuYuYu ficar no top’5 de melhores do semestre, mesmo com o grupo de animes que tu listou, amiga Nayara. Gostei muito do anime, chorei, me emocionei, mas para mim este anime esteve um pouco distante de tal ápice.
    De toda a forma, a protagonista mereceu meus parabéns. Ela é a sua heroína e também a de muito por este mundo afora. E com merecimento para tanto.

    Puxa…
    Gekkan Shoujo Nozaki-kun é top’5 no ano para mim. Tanto ele quanto Fate UBW. Porém, me diverti mais e me senti muito mais preso ao enredo e personagens do primeiro do que do segundo (calma, Saber, jamais eu iria te desmerecer).
    E tu acertaste na lata (como se diz por aí), pois Gekkan Shoujo Nozaki-kun é verdadeiramente “um shoujo que não é shoujo”. Aplausos, pois esta obra merece muito.

    No mais, este foi mais um post com o selo de qualidade AN. Selo este que permanecerá forte e ativo em 2015, certamente!

    Até mais, nobre!

    • Yo, Cacá-dono!

      Caraca, sério que a galera daqui gostou mais G-Reco? Eu acharia mais fácil gostar de Build Fighters porque é mais fanservice de robôs com shounen😄. Mas pode deixar que depois pedirei para você verificar direitinho esta informação, pois fiquei curiosa. Entretanto, se G-Reco teve boa recepção pelo ocidente é uma grande surpresa e vitória.

      Você vai adorar Barakamon, tenho plena certeza. Imagine um Usagi Drop sem drama e com muita comédia, eis Barakamon \o/ A Naru é uma fofa, impossível ela não despertar sentimentos maternos, paternos ou fraternais nas pessoas hahahhaahahaha

      E você falou tudo em sua última frase, Carlirio. Yuyuyu ganhou meu destaque não só pelo suffering, mas pela Yuuna. Acredito que acabou aparecendo neste post mais por ela do que qualquer outra coisa, aliás (LOL).

      Nozaki-kun é sensacional, não tem como não se divertir este animê! É aquela animação que você pode recomendar para qualquer pessoa de qualquer idade! E bom, Fate UBW foi ótimo, mas a melhor parte está guardada para abril, então não acho que seja injusto da sua parte se apegar mais à Nozaki-kun, pois sigo sua mesma linha de raciocínio ^^

      Obrigada por mais um comentário e visita🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s