Comentários Semanais – Cross Ange #03

CrossAnge03_045

“Esse mundo é injusto e perverso…”

Este foi um ótimo episódio para mensurar fatores técnicos como animação, trilha sonora e enredo, além de muito entretenimento fazendo com que os 23 minutos que tivemos contato com a obra esta semana fossem bem equilibrados. Agora sim posso dizer que Cross Ange de fato começou! SIMBORA PROS SURTOS SEMANAIS!

CrossAnge03_067

Cross Ange: Tenshi to Ryuu no Rondo #03

Villkiss Desperta

A animação deste episódio esteve ótima nos momentos mais importantes, mas ainda a vejo pecando em detalhes. Na primeira luta entre mechas vs. dragões, é perceptível diversas vezes que não há um bom disfarce de CGI quando as pilotas aparecem juntamente dos para-mails mostrando certa preguiça por parte do estúdio. A Sunrise tem um time competente trabalhando em Cross Ange, logo teriam condições de construir melhor estas cenas, apesar de também compreender que daria um pouco mais de trabalho. Porém, só exijo bastante da animação, porque sei que o estúdio pode fazer melhor, talvez se fossem outros nem citaria isso nessas impressões.

CrossAnge03_002

CG everywhere lol

CrossAnge03_005

A Salia ok, mas a Ange…

Porém, algo que cobraria de qualquer estúdio, é essa cena BIZARRA abaixo:

CrossAnge03_035P

CARA, QUE PREGUIÇA FOI ESSA? CUSTAVA INVENTAR UM NOME ALEATÓRIO PRA COLOCAR NA LÁPIDE? CUSTAVA SIM E POR ISSO VAMOS ESCREVER NAS OUTRAS LÁPIDES UM SURTO EPILÉTICO E TÁ TUDO CERTO! NÃO, GENTE! NÃO! QUE BIZARRO! (¬_¬)

Ao menos, o dragon design de Kazutaka Miyatake (mechanical design em Macross: Do you remember love?, Macross 7, Macross Plus) e o para-mail design de Junichi Akutsu (Gundam Seed, Code Geass) estavam excelentes com o auxílio do diretor de CGI Misashi Kuboki (Kakumeiki Valvrave, Love Live!), e observamos isto através das cenas-chave de animação, que foram bem executadas mostrando bastante fluidez e fazendo o despertar de Villkiss ser digno e muito chamativo. Para mim, que está assistindo o animê principalmente pelas batalhas entre mechas e dragões, não tive o que reclamar. A character designer Sayaka Ono também continua entregando bastante consistência e beleza.

CrossAnge03_066

Como citei o Villkiss, algo importante a ressaltar a respeito da cena é a suprema OST da Shikata! As composições dela são excelentes, mas quando há espaço para que ela crie músicas célticas e estas são inseridas na animação, Cross Ange se torna muito mais empolgante de assistir e as cenas muito, mas muito mais épicas. Entretanto, houve um ponto negativo nos primeiros minutos do episódio ao escolher uma BGM (background music), que são de total responsabilidade do diretor Yoshiharu Ashino juntamente com o diretor de som Yota Tsuruoka (Speed Grapher, Madoka, Bakemonogatari). Nos primeiros minutos, reassistimos a morte de Coco e que BGM estava tocando? Uma música dramática? Depressiva? Triste? NÃO! TAVA TOCANDO UMA MÚSICA ALEGRE E BONITINHA! Por que raios fizeram isso? Queriam que nos divertíssemos vendo uma garotinha morrer enquanto outras duas estavam respirando praticamente um ar rarefeito devido a tensão da invasão dos DRAGONs? Ao menos uma música de batalha ou algo mais feroz deveria ter sido escolhido, não uma música de festival escolar. Era melhor não tido música nenhuma se era pra fazer isso, Ashino! Mas se erraram a BGM na morte da Coco, garanto que não aconteceu o mesmo na morte da Miranda, pois a escolha foi aquela música desesperadora que marcou quem assistiu ao primeiro PV, da qual proporciona extrema angústia, ainda mais vendo a Miranda sendo devorada pelos dragões…

Gif_CrossAnge03-Miranda001 Gif_CrossAnge03-Miranda002 Gif_CrossAnge03-Miranda003

Se tratando de enredo, o episódio foi bem previsível em sua sequência de fatos, mostrando mais mortes e o despertar não somente de Vilkiss, mas também de Ange como Norma. Apesar disso, a forma como todas as cenas foram conduzidas foi digna de aplausos, pois foram bem dramáticas e chocantes. Por mais que esperasse as mortes de Miranda e Zola, o modo como elas aconteceram foram extremamente agressivas e impactantes não poupando o espectador de vislumbrar gore em sua tela fazendo seu estômago embrulhar, mesmo que um pouco. MANOLOS, QUE DOR QUE DEU NO CORAÇÃO COM A YUKARIN GRITANDO “ZOLAAAAAA” NA HORA QUE O DRAGON FOI PRA CIMA DELA. Tadinha da Hilda😦 Mas é isso, aí, descansem em paz, Coco Reeve, Miranda Campbell e Zola Axberg.

CrossAnge03_026

“Eu só tentei voltar pra minha casa, eu não fiz nada de errado. “

CrossAnge03_028Outro fator interessante foi a postura da Ange logo em seguida, visto que em nenhum momento ela se arrependeu de ter agido de forma egoísta e causado a morte de suas companheiras, e apesar de estar fragilizada fisicamente e mentalmente, ela ainda achou que estava certa! COMO QUE A PESSOA PODE SER TÃO EGOÍSTA, INDIVIDUALISTA E ARROGANTE ASSIM? ALGUÉM BATE NESSA MENINA, POR FAVOR! OW HILDA, COMO EU TE AMO, OBRIGADA POR TER CHUTADO O OMBRO DELA HAHAHHAHAHAHA E por mais que a chefe Jill tentasse ensiná-la como o mundo é cruel a fazendo carregar a lápide daquelas que ela provocou a morte e sendo severa em suas palavras, Ange só consegue apenas aceitar o fato de ser uma Norma e sua atual situação depois de sentir o desejo de continuar a viver, mostrando mais uma vez o seu individualismo. CrossAnge03_041Pelo enredo, isso foi positivo, pois não apelou ao clichê a fazendo se sentir responsável pela morte de pessoas que não tinha nenhum vínculo forte, mas por outro lado, apenas consigo ver o quão cruel Ange é e o quão cruel ela pode se tornar. Que protagonista desprezível! Entretanto, Ange e tantas outras pessoas são apenas a consequência de um mundo injusto e perverso, que educa “monstros” como Normas para lutar contra os DRAGONs, enquanto o mundo do Mana é banhado pela paz. Para toda grande paz, existe um enorme caos e esse jogo de luz e trevas dentro de temas sociais foi o grande tema central de Cross Ange em seus três primeiros episódios dando parcialmente um fim à algumas frescuras de Ange.

Ainda bem que a Hilda bateu nela, porque vontade também não me faltou!

Ainda bem que a Hilda bateu nela, porque vontade também não me faltou!

CrossAnge03_040Aliás, frescura não faltou nesse episódio, na cena do cemitério onde Ange disse que preferia morrer a continuar vivendo no meio daquele inferno foi meu ponto alto de irritação em relação à protagonista. Já cansei de escrever o quão egoísta ela é, então gostaria de citar algumas palavras de sua dubladora, Nana Mizuki, para continuar a falar da desertora. No último dia de setembro, Nana fez um live em Singapura e comentou o quão interessante seria fazer esta personagem, pois a maioria das outras heroínas que dublou no passado diriam mais frases como “Darei o meu melhor”, enquanto a Ange é mais “Por que eu?”, e foi exatamente o que vimos no episódio, um muro de lamentações. Falando em Nana, QUE INTERPRETAÇÃO DELA HEIN, GALERA? CHESSUS, PERFEIÇÃO DEFINE! Todas as cenas dramáticas de Ange ficaram excelentes, desde esta cena no cemitério à batalha final do episódio. Na cena em que Ange decide lutar e sai gritando feito louca proclamando a morte do DRAGON foi suprema, além também daquele grito final ao lembrar das palavras de Zola dizendo os Norma têm uma vontade de viver maior que qualquer um. ÉPICO! Nana Mizuki/10.

OMAE GA SHINEEEEEEEEEEEE DHJAKHDJKSAHDJKSAHDJKSAHD #MORTA

OMAE GA SHINEEEEEEEEEEEE DHJAKHDJKSAHDJKSAHDJKSAHD O grito da Nana foi tão lindo e supremo que eu até morreria sem problemas lol

A cena do corte de cabelo também foi digna a fim de provar que a personagem deixou sua humanidade de lado, a fim de viver de maneira suja, vergonhosa e egoísta, como a própria citou. Ansiosa para ver uma nova Ange, apesar de ter certeza que ainda vou me irritar com ela, pois por mais que ela mude suas atitudes a essência dela permanecerá a mesma.

Gif_CrossAnge03-Ange001 Gif_CrossAnge03-Ange002 Gif_CrossAnge03-Ange003

“Eu vou sobreviver, nem que eu tenha que cavar o chão, beber água suja e vomitar sangue. Eu vou viver! Matar e viver.”

CrossAnge03_049Outros pontos de destaques importantes foram Jill citando a queda do Império Misurugi, da qual não tenho certeza se devo acreditar ou não, o desespero de Salia em sua primeira batalha como capitã e ambas tendo conhecimento de algo relacionado ao Villkiss. O que é esse para-mail especial? Por que ele foi ativado com o sangue de Ange e através do anel da família Misurugi? Será que este para-mail foi construído apenas para Ange? Teriam seus pais alguma ligação com Jill caso o pior acontecesse para a princesinha? Perguntas que talvez só o segundo cour responda, mas que aguardarei ansiosamente. Falando em espera, o próximo episódio promete treta entre Salia e Hilda e EITA QUE A HILDA QUE VAI SER A RAINHA DO HÁREM AGORA! VAI TER MAIS FANSERVICE YURI NA NOSSA CARA SIM! HAHAHAHAHA O BAGULHO VAI SER LOUCO! E teremos mais batalhas também, que glória! Obrigada, Ashino! Apesar de alguns deslizes cometidos, você entregou um ótimo episódio a nós esta semana.🙂

Avaliação: ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

Lembrando que Cross Ange: Tenshi no Ryuu to Rondo é exibido todos os domingos às 7h da manhã de acordo com o horário brasileiro de verão no Crunchyroll.

Texto escrito por uma certa garota científica @NanyShidou

CrossAnge03_003

A carinha da Vivian e da Hilda ♥

Eu adoro esse para-mail da Vivian, meu preferido depois do Villkiss ♥

Eu adoro esse para-mail da Vivian, meu preferido depois do Villkiss ♥

CrossAnge03_006

Ah ah ah ah stayin’ alive stayin’ alive LOL

CrossAnge03_013

Preferi a legenda em Inglês nesta cena, pois tradução ficou “You’re the last one, you huge-ass monster” convergindo perfeitamente com o que víamos na cena, porque apesar da Zola não ser um monstro, ela tem um huge ass, vamos combinar HAHAHAHAHHAHA

CrossAnge03_031

Vivian best girl e seu quiz HAHAHHAAHAHAHAHAHA

CrossAnge03_036

Trabalha, escrava!

CrossAnge03_038

Cuidava bem até demais né HAHAHAHA Brincadeiras à parte, RIP Zola😦

PULEI DA CADEIRA NESSA CENA! JILL SENSACIONAL!

Até na cena mais tensa, a Sunrise bota fanservice. Meu Deus véy.

E ela só tinha 12 anos... =/

E ela só tinha 12 anos… =/

VEY SEM PALAVRAS, APENAS SURTOS DHASJDHSKAJDHAKHDKSA

VEY SEM PALAVRAS, APENAS SURTOS DHASJDHSKAJDHAKHDKSA

CrossAnge03_063

Tenso e exagerado. Melhor definição da imagem e de Cross Ange #03

CrossAnge03_073

Nana gritando “AAAAAAAAAAAAAAAAAH” chorando enquanto via este belo cenário foi muito pro meu coração!

CrossAnge03_074

DAT SORRISO DE SATISFAÇÃO DA JILL! SIMPLESMENTE SURTEI, PARECIA EU NO FIM DO EPISÓDIO HAHAHAHAHHAHAHA

CrossAnge03_075

MANO, ANGE COM ESSE CABELO CORTADO! BEM MELHOR! HDHJSADHSAKJDHSJAKDA

CrossAnge03_076

DERAM UM ZOOM NELA SOCORRO DHSAKJDHSAKJHDJSKAHDKSADA

RAILGUN-likefacebook

4 comentários sobre “Comentários Semanais – Cross Ange #03

  1. Ahhh esse ep. foi muito triste pra mim…

    Bom vou citar a cena logo do começo, como vc mesma comentou, o que diabos foi aquela música na morte da Coco, putz não gostei disso… tadinha e a Miranda, nossa que dó dela e mais uma vez a culpa é do Chav… Ange.

    Ah Ange eu simplesmente odeio essa garota, COMO ELA PODE TER MATADO MINHA MUSA DO YURI!!!!!! argh isso é inaceitável, claro que eu sabia que ela iria morrer e tal, mas ehhh não estava esperando a Ange matando a Zola com o seu desespero… poxa e eu também fiquei com o coração partido com a Hilda gritando ZOLAAAAA! </3

    Ahhh Hilda vc tinha que ter batido mais na Ange, foi muito pouco… rs e falando da Hilda, parece que ela vai ser a sucessora da Zola uau hahahahaha hum a nova rainha do harem e subiu de cargo também, essa é minha Hilda hahahaha (serio minha personagem favorita é a Hilda e não é por causa do yuri, ahh bom talvez um pouquinho eu confesso hahahahaha) e meu coração partiu outra vez por ver a Hilda segurando o lindo olho da Zola buaaaaaaaa que dó, que dó… T-T

    E sobre a Jill, essa danadinha esta escondendo o jogo, com certeza ela deve saber muito sobre a Ange e sua família.

    Bom tirando de lado minha tristeza pela partida de Zola e brincadeiras a parte, esse foi um ótimo ep. gostei bastante, bom tirando o fanservice de algumas cenas (por exemplo a do cemitério com a Jill, serio até ali?!? O.o hahaha) gostei da ação até da Ange se tocando e matando o dragon, boa Ange pelo menos vc salvou uma, que por sinal viu… que foi isso Salia?! esperava mais de vc, tudo bem que era sua primeira batalha como capitã, mas uohhh vc quase morreu se não fosse pela Ange… mas enfim um ótimo ep. e realmente agora começa a ação pra valer (eu espero hahhahaha)

    Agora louca pra ver o próximo ep. hahahaha e como assim briga enter Hilda e Salia??!? Bom minha torcida e claro será pra Hilda (Hilda quebra tudo meu amor, mete a porrada na Salia também hahahahahahahaha) Até a próxima xD

    Nossa olha o tamanho desse comentário hahahahahaha

    • OLá, Kyaaaaaaaaaaaa

      “mais uma vez a culpa é do Chav… Ange.” HAHAHAHHAHAHAHAHAHA Boa (y)

      Eu fiquei brava com a Ange também, a morte da Zola acabou sendo desonrosa e ridícula por causa que a princesinha estava com medo, foi tenso Ç_Ç. Yukarin mitou gritando Zola, tá no coração. E fique tranquila, porque pelo que estava vendo em fóruns e em redes sociais como twitter e tumblr, a Hilda tá como personagem preferida da galera de longe! Confesso que também tô quase, mas por enquanto, ainda acho a Vivian mais fofinha e engraçada😄

      Eu acredito que a Jill tenha uma ligação com a família Misurugi, agora qual… Só o tempo dirá!

      Eu fiquei meio em choque com a cena do cemitério, porque por mais que você quisesse ficar tensa na cena, tinha um sutiã preto gigante aparecendo na tela e pô… Cadê a seriedade? Hahahhahahaha Também esperava mais da Salia, ficou se achando tanto igual a Ange, que no fim ficou no mesmo nível dela. D:

      “Hilda quebra tudo meu amor, mete a porrada na Salia também hahahahahahahaha” HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA CHORANDO DE RIR AQUI.

      Obrigada pelos comentários, Kyaaaaa. Sempre animados e divertidos. Volte sempre🙂

  2. Saudações

    Nobre Nayara…
    Sejamos francos… Acredito que este foi o melhor episódio do anime até aqui, mas eu não daria nota 4/5 para tal capítulo (no máximo seria 3/5 pelo prosseguimento e ação).
    Mas entendo muito bem as razões para a nota que tu deste, nobre. E não tenho o direito de ir contra tais…

    Esta princesa está começando a me enojar muito…
    Passou da hora de ela tomar uns tapas de realidade na face, porque sinceramente o mimo dela está passando dos limites saudáveis de atenção.

    Aquela parte censurada logo no início do episódio deverá ser tratada de outra maneira no BD e/ou DVD do anime, creio eu…
    Mas foi possível notar bem onde está todo o perigo desta obra. Os seres alados não estão com vontade de brincar com os humanos, mas sim de fazer outras coisas com tais…

    Confesso que concordei com muitas partes de seu post, todavia, em especial à ambientação promovida pelo episódio. Tanto nos momentos de ação como também no pós-combate houve uma atenção a ser preservada. Os eventos foram distintos e diretos. O anime ganhou pontos com isso…

    Bom, agora é aguardarmos por mais.

    Até mais, nobre Nayara!

    • Olá, Carlirio.

      Deixe-me explicar hehe! Dei um 4/5 porque esse episódio foi bem melhor que os anteriores e gostaria de deixar isso evidente no post do início ao fim, mas a mais correta avaliação dos três primeiros episódios seria:
      Episódio 01: 2/5
      Episódio 02: 3/5
      Episódio 03: 3/5

      Sou péssima com essas coisas de mensurar notas, mas com o tempo espero melhorar.😄

      Ange está irritante, e espero agora que mude de atitude. É o que espero dos próximos episódios pelo menos.

      Não esperava uma obra tão violenta e com temas tão polêmicos desta forma, esperava algo mais dócil, bonitinho, clássico e bem clichê, mas por enquanto estou gostando dessas surpresas, vejamos se no fim manterei a mesma opinião.

      Até logo, Carlirio. Obrigada pela visita e comentário!

Deixe uma resposta

