Sailor Moon: Crystal – Primeiras Impressões

SailorMoonCrystalOP_022

MOON PRISM POWER! MAKE UP!

Olá, galera! Finalmente as primeiras impressões de Sailor Moon: Crystal aqui no ALCHEMIST NANY! Eu demorei propositalmente para publicar este post, pois queria fazer uma análise com base nos três primeiros episódios da obra a fim de ter uma melhor visão para comparar um episódio a outro em termos de animação, trilha sonora e até mesmo adaptação. Espero que os tópicos abaixo correspondam às suas expectativas, e caso não, sabia que você tem espaço para me punir, mas só se for em nome da lua! Bom, chega de enrolação e vamos lá nos aventurar neste anime tão aguardo desde o seu anúncio em 2012.

SailorMoonCrystalLOGO

1. ANIMAÇÃO BASED TOEI

O título deste tópico descreve bem o que é a animação de Sailor Moon: Crystal, based Toei Animation, ou seja, é uma animação padrão do estúdio. Estúdio que não tem o costume de fazer animações extraordinárias, mas dizer que não há investimento para tal é uma enorme mentira visto que é um dos que mais lucram ano após ano, principalmente por animarem shounens de sucesso. Em Sailor Moon: Crystal observamos uma animação mediana, algo que pode ter decepcionado grande massa visto que se esperava algo grandioso de um anime que demorou tanto para ser exibido. Os character design estão totalmente inconsistentes, o que é até natural de um episódio a outro quando se trata de Toei Animation, mas ter variações grotescas dentro de um mesmo episódio? Terrível e desrespeitoso para com os fãs! Nos dois primeiros episódios, essas inconsistências não são tão visíveis, mas o terceiro episódio fez a Rei-chan sofrer, ora mostrando uma personagem linda e maravilhosa como ela é, ora mostrando uma face bizarra:

SailorMoonCrystal03_064

SailorMoonCrystal03_055

😦 Outro incômodo que possivelmente o character design trará serão àqueles espectadores familiarizados com a antiga animação, mas não para os leitores do mangá visto que se pode observar óbvia semelhança com os traços do mesmo, evidenciando que a mangaká Naoko Takeuchi está de fato participando ativamente da produção. Quanto aos efeitos, fluidez e cenas de ação, observa-se que episódio após episódio há uma melhora significativa, logo na transição do primeiro episódio para o segundo já se consegue ver certa evolução nas cenas animadas, portanto devemos acreditar que assim como a obra, a animação mostrará a que veio a passos curtos. SailorMoonCrystal01_037E aquele CG, Nany-chan? O que dizer? O CGFull das transformações não estão ruins, muito pelo contrário, foi um trabalho bem feito pela Toei, mas a questão que devemos discutir é se realmente era necessário ser feito daquela maneira ou não. Uns dirão que foi um erro misturar 3DCGFull com 2D causando estranheza na transição, enquanto outros aplaudirão por ser algo diferenciado e bem distante daquela animação de 1992. Com quem você fica? Independente da sua opinião, querido leitor, acredito que todos que acompanharem ao anime acabarão se acostumando ao observarem aquelas sequências de animação fazendo com que o estranhamento inicial seja deixado de lado. Como já dito, houve uma melhora episódio após episódio, portanto pode-se confirmar o cuidado com a obra e logo abaixo você pode conferir as transformações das Sailor Moon, Sailor Mercury e Sailor Mars. Eu já tenho minha preferida até aqui, qual a sua?

2. A TRILHA SONORA LUNAR

Cover1

A trilha sonora de Sailor Moon: Crystal se mostrou bastante agradável nesses três primeiros episódios, vemos composições simples, mas que aparecem precisamente nos momentos cômicos, dramáticos ou de ação. As lutas e transformações ganham uma magia diferente quando o instrumental se faz presente, e sinceramente, não esperava menos do mítico Yasuharu Takanashi. Este compositor musical já mostrou seu talento nos animes de Shiki, Fairy Tail, Precure – outro mahou shoujo da própria Toei – e recentemente ganhou uma premiação japonesa por suas músicas em Naruto Shippuuden. Em Sailor Moon: Crystal, vejo várias de suas características presentes, como ter BGM com o estilo folk rock, do qual ele sempre produz. E vocês chegaram a reparar que cada Sailor terá sua música de transformação própria? Sailor Moon possui uma música que apresenta arranjos líricos, Mercury tem sons calmos para representar sua ternura, já Mars vem acompanhada de uma bela guitarra mostrando seu poder das chamas!

Momoiro Clover Z em performance no Seibu Dome em Saitama no dia 5 de agosto de 2013.

Momoiro Clover Z em performance no Seibu Dome em Saitama, no dia 5 de agosto de 2013.

Sobre a abertura e encerramento, ai que medo de começar a escrever este parágrafo e só surtar lol. Bom, vamos lá: a união do grupo idol Momoiro Clover Z com Sailor Moon foi perfeita e fim. Hã? Como assim? Por que tanta certeza nesta afirmação? A Nany-chan aqui escuta Momoclo – apelido carinhoso utilizado pelos fãs do grupo – desde 2011 e algo que pode ser observado em suas canções são as mensagens de coragem, perseverança e energia para lutarmos, e estas mensagens são transmitidas principalmente às mulheres, que ainda sofrem bastante opressão no Japão. As cinco garotas cantam e lutam contra o mal, lutam pelo amor e a justiça fazendo delas cinco guerreiras que estarão ali para te salvar com suas músicas, até porque a base de formação do grupo é inspirado nos famosos heróis de Super Sentai do Japão. Você não acha que o grupo converge com o que as sailor guerreiras são? SailorMoonCrystalOP_015Ambas as equipes querem mostrar este poder feminino, cada uma a seu modo, mas no fim são super heroínas com quem você pode contar no seu dia-a-dia, fazendo esta fusão ser perfeita e muito coerente. Quer ver alguns exemplos desta convergência? Na abertura, vemos as Momoclo dizendo “não somos garotas vulneráveis que precisam da proteção dos homens”, aqui vemos o espírito do grupo idol, mas é também como se ouvíssemos as sailors dizendo isso a alguém, porém no encerramento vemos a fragilidade de Sailor Moon, a sensibilidade que toda mulher possui ao pedir que alguém que a ame pegue em sua mão porque “uma repentina tristeza tomou conta de mim”. GENTE, TÁ TUDO LINDO VAI, TÁ UM AMOR! DSAJDHSAHDAKJSDHKSAA

SailorMoonCrystalED_002

Enfim, apenas lembrando que a abertura teve a colaboração do músico Revo na composição de arranjos, lembra dele? Sim, é aquele cara lá vocalista do Linked Horizon, que cantou as aberturas de Shingeki no Kyojin, ele nem é bom, imagina😎. E só para finalizar este tópico, caso queiram saber um pouco mais de Momoclo, recomendo a leitura deste post do Mithril, um blog que faz parte do grupo Genkidama do qual o brow Leo Kusanagi está a frente.

SailorMoonCrystalOP_012

3. ENREDO ADAPTADO QUE MOSTRA LUTAS PELO AMOR E A JUSTIÇA

Inspirado no mangá escrito e desenhado por Naoko Takeuchi, o clássico do início dos anos 90, Sailor Moon, ganhou sua primeira adaptação para TV em 1992 e depois de conquistar o mundo com cinco séries de TV, três filmes, OVAs e live-actions, a obra volta a ganhar espaço no Japão através de uma animação remake de 26 episódios que promete seguir fielmente a trama do mangá e por enquanto, a promessa está sendo cumprida. Nos três primeiros episódios deste remake vimos similaridades gritantes com os quadrinhos de Naoko, algumas cenas foram adaptadas a fim de dar mais dinâmica ao anime, mas as aparições das personagens, o roteiro e os diálogos são praticamente idênticos ao do mangá.

SailorMoonCrystal01_019

Com isso, uma certa hipótese foi levantada de que a mangaká possa estar participando ativamente também do roteiro da série, sendo este o motivo do anime ser exibido quinzenalmente ao invés do semanal costumeiro para nós, otakus. Entretanto, é tudo apenas uma hipótese, nada foi confirmado a este respeito! Quando e quem levantou esta hipótese? Haha, no dia da exibição do primeiro episódio de Sailor Moon: Crystal comentei com muitas pessoas a respeito da animação e numa dessas conversas, eu, o Carlirio do blog NETOIN e o Franco do Otaku Game Life, chegamos a esta “conclusão”. SailorMoonCrystal01_032Sobre mais teorias e hipóteses, de acordo com o site SOS Sailor Moon, é possível que no remake contenha a fase R também, pois caso seja adaptado um capítulo por episódio – que é o que acontece até o momento – o episódio 26 corresponderia ao capítulo 26, que é exatamente o fim da fase R no mangá! Será que vai ter Chibi Usa? Será que vai ter Sailor Pluto? AI MEU CORAÇÃO! De qualquer maneira, é eminente que observamos inúmeras diferenças em relação àquela animação de 92, visto que os eventos e apresentações foram mais velozes, e apesar das cenas pontuais de comédia, você observará que aos poucos a trama ficará mais dramática e muito, mas muito mais séria e madura caso ainda compare com o anime dos anos 90. SailorMoonCrystal02_030Porém, não esperem algo surpreendente, lembre-se que Sailor Moon é um mahou shoujo pioneiro, onde mostra a história de uma protagonista chorona, bobinha, imatura e por vezes irritante, que aos poucos irá amadurecer junto de amigas porque tem a missão defender o seu cotidiano e o planeta inteiro. Usagi pode não ser a melhor personagem da obra, mas sem dúvidas tem seu carisma, e isto somado às características marcantes de cada sailor certamente fará a obra se tornar ainda mais divertida. Ami é o cérebro da equipe que está se formando e sua seriedade para com tudo vem para constratar com nossa Sailor Moon atrapalhada, mas que continua lutando para punir o mal em nome da lua. SailorMoonCrystal02_020Rei se mostra alguém bem equilibrada e pelo fato de possuir poderes sobrenaturais pode ajudar nos combates, pois ser valente é seu forte! E ainda tem a Makoto e a Minako para fecharem o time principal, que vai combater de frente a rainha Beryl a fim de recuperar um poderoso Cristal que pode dar poderes infinitos a quem o possui, além de salvar a princesa da Lua. Recomendo Sailor Moon: Crystal principalmente aos nostalgistas de plantão e aos verdadeiros fãs da obra! Para aqueles que não se encaixam em nenhuma dessas duas categorias que comentei, recomendo assistir os três primeiros episódios e ver o que acham, caso não tenham tido o entretenimento necessário não acredito que daqui pra frente o animê irá agradar.

EXTRAS

– Não sei se todos repararam, mas ao ver o terceiro episódio pelo Crunchyroll, percebi que tanto na abertura como no encerramento foram adicionadas as letras das músicas em Japonês, algo que não vi nos dois primeiros episódios quando exibido pelo streaming:

SailorMoonCrystalOP_006

SailorMoonCrystalOP_006_epi03

– Ao bater o olho nos eyecatches de Sailor Moon, foi inevitável não lembrar das capas dos BD de Shoujo Kakumei Utena, reparem:

SailorMoonCrystal_eyecatch01

SailorMoonCrystal_eyecatch02

utena-DVD-1-1024

Teria a produção devolvido à homenagem para Utena? Falo isso, pois o fim do primeiro arco de Sailor Moon S exibido em 1994 no Japão tem cenas similares caso comparado ao último episódio de Utena, exibido em 1997! Esta postagem no tumblr consegue evidenciar muito bem isso. Aliás, se você ainda não viu Utena, assista! Mas prepara o corpo que este shoujo é uma loucura! Prepare o psicológico porque você sairá da sua zona de conforto, ah vai.

– Navegando pelo youtube hoje, achei um vídeo muito interessante! Abaixo tem a nova transformação da Sailor Moon, mas com aquela música antiga e característica da transformação da Usagi para uma sailor guerreira. NOSTALGIA TOTAL!

– Não sei se farei comentários quinzenais de Sailor Moon: Crystal daqui pra frente, mas que bateu uma vontade depois que escrevi este post é inegável! De qualquer forma, neste link há um post super doido que escrevi comentando sobre o terceiro episódio da animação. Só tem surtos, mas se você não ligar e quiser dar um pouco de risada, é só ler!

– Quer ler uma outra opinião? No blog parceiro NETOIN!, há uma análise bem convidativa a respeito do primeirosegundo e terceiro episódio de Sailor Moon: Crystal. É sempre bom ver uma outra opinião e é o que mais prego por aqui.

Bom, vou ficando por aqui, guerreiros lunares! Espero que tenham curtido o post e como fã, espero que vocês acompanhem essa nova lenda que começou, tentei ser o mais neutra possível ao escrever, mas foi difícil demais, minha vontade era de fazer um texto só em CAPS LOKA, mas não era meu objetivo aqui hoje. ATÉ MAIS SEUS, LA LA PRETTY GUARDIAN SAILOR MOOOOOOOOOON!

SailorMoonCrystal_act

SailorMoonCrystal01_003

SailorMoonCrystal01_004

Usagi me representa demais! Essa sou eu todo dia de manhã indo trabalhar HAHAHAAHAHAHAHA

SailorMoonCrystal01_005

SailorMoonCrystal01_010

SailorMoonCrystal01_011

SailorMoonCrystal01_013

Naru-chan *-*

SailorMoonCrystal01_017

OTP define

SailorMoonCrystal01_018

Como ela tira 3 na prova de Inglês sendo que todos os ataques dela como Sailor Moon são em… Inglês?

SailorMoonCrystal01_020

SailorMoonCrystal01_021

Motoki-san

SailorMoonCrystal01_022

EU QUERO ESSE JOGO!

SailorMoonCrystal01_024

SailorMoonCrystal01_028

SailorMoonCrystal01_033

Tsuki ni kawatte…

SailorMoonCrystal01_034

Oshiyoki yo!

SailorMoonCrystal01_038

SailorMoonCrystal02_002

SailorMoonCrystal02_004

SailorMoonCrystal02_005

SailorMoonCrystal02_014

Fofura é pouco pra descrever a Ami!

SailorMoonCrystal02_018

SailorMoonCrystal02_022

SE BEIJEM, INFERNO! HJSAHDSKJAHDJSAKDSA

SailorMoonCrystal02_033

SailorMoonCrystal02_034

MIRAKURU ROMANSU!

SailorMoonCrystal03_020

SailorMoonCrystal03_034

SailorMoonCrystal03_042

SailorMoonCrystal03_050

SailorMoonCrystal03_059

SailorMoonCrystal03_061

SailorMoonCrystal_àsuivre

SailorMoonCrystal_nextepisode

RAILGUN-likefacebook

3 comentários sobre “Sailor Moon: Crystal – Primeiras Impressões

  1. Saudações

    Amiga Nayara, vou bater nesta tecla do escopo técnico de Sailor Moon Crystal sempre…
    A “menina dos olhos de ouro” da Toei, atualmente, é a série Precure e isso é um fato bem direto. Concordo que a Toei, atualmente, não é conhecida exatamente por boas atuações técnicas ou similares, mas certamente Precure apresenta um algo à mais nesta característica (visual e detalhamento).
    Por causa disto, justamente, não acho um “desaforo com os fãs” o modo com o qual Sailor Moon Crystal tem sido tecnicamente/visualmente apresentado. Penso, igual à ti, que poderia ser bem melhor. Mas também consigo visionar o quão pior poderia ser trabalhado o anime (e ao colocar as duas linhas de pensamento na balança, sobre o desejo do melhor e a possibilidade do pior, minha dúvida some).

    No mais, o segundo episódio foi disparadamente o melhor trabalhado dos três. O capítulo mais atual (de ontem, 2/8/14) não tirou o total brilho da Rei e do enredo da obra em si, mas o refinamento usado no episódio da chegada da Mizuno Ami fez falta neste, infelizmente.
    De toda a forma houve uma grande qualidade de storyboard e, graças à isto, a Rei não teve sua aparição comprometida em cem porcento.

    A OST é um ponto deveras elogiável mesmo. Ritmo cadenciado nos toques sonoros e temas de abertura e encerramento que sabem chamar a atenção. Já estou ansioso pelos momentos nos quais as insert songs deverão aparecer com grande serventia, nobre Nayara.

    Sobre os episódios serem quinzenais, o concreto á ser ressaltado está na ideia desta obra ser exibida, inicialmente, unicamente via internet (através do NicoNicoDouga). Isto conta muito no direcionamento final estabelecido, certamente. Quanto à conversa que tu citou (que tivemos no Twitter), eu sinceramente acredito que a mesma tenha muito mais veracidade do que se fez aparentar.
    Exatamente por causa disto o Crunchyroll (por exemplo) liberou o anime para ser visto por usuários gratuitos (nas mesmas condições do horário de streaming com os usuários pagos).

    No mais, Sailor Moon Crystal está realmente entregando o que eu esperava, isto na casa dos oitenta porcento (o que já me deixa muito feliz). E, daqui para frente, espero mais e mais deste anime (se bem que sua exibição terminará “apenas” em julho de 2015, então ainda tem-se muito tempo pela frente).

    Ótimo trabalho o seu neste post, nobre amiga Nayara.

    Até mais!

    OBS: Go! Go! Go! Alchemist Nany!

    • Olá, Carlirio!

      Sobre a animação, eu acredito que o que decepcionou foi exatamente ter variações de character design em um MESMO episódio! Porque no restante, apesar de ambos concordarmos que poderia ser melhor, seu argumento é extremamente válido ao dizer que o foco da Toei hoje é Precure, havia até me esquecido disto e foi digno da sua parte lembrar. Mas mesmo assim, para um grande estúdio como a Toei desenhar e animar uma ótima cena sendo que logo depois apresenta algo totalmente porco é pedir pra ser criticada.

      Eu sou fã do Yasuharu, aquele que cuida da trilha sonora, ele sempre faz um trabalho fantástico e em Sailor Moon não poderia ser diferente. Também estou ansiosa para ver se vai ter insert song ou não, e se tiver, vai fazer o anime ficar ainda melhor!

      Hum, então ainda tem essa questão do streaming também para ser quinzenal. Bom saber!

      No geral, vem me agradando muito até porque surto da minha parte é o que não falta em relação ao anime e concordo com você, Carlirio, até aqui também daria uma nota 8 em uma escala de 0 a 10 (muito por conta da animação), mas tenho fé que ainda vai ter muito mais surto e muitas melhoras. Como diria um amigo meu “aguardar é preciso” hahaahahahaah❤

      Obrigada pelo comentário e agora vou lá no NETOIN! Até mais, Carlirio! \o/

      • Saudações

        Quero saber o nome desta criatura que fala “aguardar é preciso” com tanto esmero, e…

        Na verdade eu iria além…
        Para quaisquer estúdio, tratar um episódio de anime com tantos altos e baixos, em um mesmo episódio, realmente é para pedir demais por paciência. E uma hora ela esgota…

        Sim!
        A trilha sonora de Sailor Moon Crystal está tendo um ótimo impacto (positivo) no anime. Anseio ainda por mais, bem mais.

        Exatamente, nobre Nayara. Como a ideia inicial era esta, de exibir a obra apenas via internet, então optou-se pelo modo quinzenal de aparição. VBem sugestivo e direto no ponto.

        Ah…
        Este anime está me agradando demais, também.
        Acho a nota 8/10 bem justificada, muito embora eu concorde contigo que ela seria maior (no caso da Toei fazer um trabalho melhor em tal).

        Eu que lhe agradeço, nobre amiga.

        Até mais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s