Review: Madoka Magica Filme #01 – Hajimari no Monogatari

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-poster

O começo de uma história, o começo de uma lenda…

Olá, caros leitores! Tudo bom com vocês? Hoje temos mais uma review aqui no blog, mas não é uma review qualquer. É uma review especial, não somente por se tratar do primeiro filme de Madoka, mas também porque é uma review em parceira com outro blog. Aqui neste endereço eletrônico você verá todos detalhes a respeito desta arte cinematográfica, mas como sabem tivemos dois filmes de Madoka lançados ano passado nos cinemas japoneses, então onde estará a review do segundo filme? Esta se encontrará em nosso blog parceiro, Hajimari no Sora, que topou estes posts em conjunto!

De verdade? Foi muito divertido ter feito este projeto e eu espero encarecidamente que todos que lerem os textos sintam o mesmo, pois ambos tentamos transmitir isso ao resenhar sobre esta obra-prima da animação japonesa. Agora chega de papo furado né? Vamos começar a história!

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari[O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS, CASO VOCÊ NÃO TENHA VISTO A SÉRIE DE TV OU LIDO O MANGÁ. SIGA EM FRENTE POR CONTA E RISCO, CHAMPS ;)]

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-003A pergunta que não quer calar: “Afinal, os filmes mostram alguma diferença para com a série de TV?”. Existem mudanças de cenários – que é normal vindo do estúdio SHAFT – em alguns momentos assim como adaptações de algumas cenas, entretanto, a essência da história não é alterada, portanto não veja os filmes esperando encontrar algo muito distante da série de TV, a recapitulação foi extremamente fiel não trazendo nenhuma dica ou surpresa a mais que sirva de ponte para o terceiro filme, nos dando a certeza que tudo que precisávamos saber já foi mostrado, provando que Madoka realmente foi uma obra sem pontas soltas. Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-007Hajimari no Monogatari procurou recapitular os primeiros 8 episódios da série de TV em aproximadamente 2 horas e deu certo. Apesar do pouco tempo para muitas reviravoltas, o dinamismo dado à recapitulação caiu como uma luva à história fazendo com que aquela sensação sonolenta vista nos primeiros episódios da série passasse bem depressa chegando à primeira reviravolta surpreendente: a morte de Mami. Seu passado não foi revelado aos espectadores, mas nem por isso o nível de comoção pela perda da personagem não foi gratificante. O que colaborou para que tudo ficasse ainda mais dramático foi a presença da música Mirai das divas da banda Kalafina ao fundo durante o último combate da personagem.

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-006

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie2_EienNoMonogatari-OP013Pausa para falar de trilha sonora! As BGM aqui utilizadas são idênticas as da série de TV, ou seja, mais uma oportunidade de ver o belo trabalho feito pela tia Kajiura. A opening Luminous da dupla ClariS é um belo fanservice para os shippers MadoHomu e não digo isto apenas pela animação, pois caso você procure por traduções da letra verá que o contexto se encaixa perfeitamente no laço que ambas criaram entre si, ora um trecho transmite um pensamento ou uma mensagem que Homura fala através de suas ações, ora é como se víssemos Madoka conversando com Homura em um passado e futuro distantes para quem ainda está no início desta história. SENSACIONAL! A ending Magia já conhecida permanece inalterada e continua com aquele feeling de uma desconstrução de um mahou shoujo que a obra carrega, as nuances vistas ali foram complementadas com outros elementos a fim de acompanhar a FULL VERSION exibida nos cinemas.

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-009Falando em desconstrução, a trama segue em um ritmo de thriller psicológico ainda mais intenso que na série de TV porque ao recapitularmos apenas o essencial, vejo na animação cinematográfica um foco muito maior na protagonista Madoka, algo digno, pois a mesma leva o nome da obra. Ela só desaparece em poucas cenas, e quando o faz é justamente porque Sayaka decide mostrar a si mesma e todas as outras garotas que pode ser alguém diferente, que pode salvar vidas sem querer nada em troca até certo ponto. O drama da personagem é idêntico ao que já vimos, é depressivo e sufocante o que nos proporciona um ótimo cliffhanger para o próximo filme. O que as garotas farão para deter o espírito deteriorado, machucado e praticamente inexistente de Sayaka? Esta é a pergunta que o filme deixa em sua última cena.

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-017

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-022

Infelizmente, Homura, Kyoko e até mesmo Kyuubey brilham mais nos últimos minutos, mas não tanto quanto na segunda parte desta recapitulação, que é importante dizer que teve uma animação fantástica melhorando os traços, expandindo os cenários e fazendo as cenas de ação se tornarem muito mais atrativas. Hajimari no Monogatari não traz inúmeras alterações, mas é um bom entretenimento, pois não chega a ser desgastante como o início da série de TV já que o dinamismo aplicado ao adaptar 8 episódios em 2 horas faz valer o tempo de quem pretende assistir.

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-019

Apenas não se esqueçam que este é começo da história, o momento em que ela é eternizada acontece somente na segunda parte da recapitulação, acontece somente no segundo filme de Madoka Magica, do qual vocês podem conferir a review feita pelo Vinicius, administrador do Hajimari no Sora, clicando AQUI. NÃO DEIXEM DE CONFERIR!

Outros links recomendados:
Review – Puella Magi Madoka Magica (Hajimari no Sora)
Review – Puella Magi Madoka Magica (Alchemist Nany)

BANZAI, MADOKAMI! \o/

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-002

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-004

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-005

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-008

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-010

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-011

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-012

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-013

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-014

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-015

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-016

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-018

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-020

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-021

Puella_Magi_Madoka_Magica-Movie1_HajimariNoMonogatari-023

RAILGUN-likefacebook

6 comentários sobre “Review: Madoka Magica Filme #01 – Hajimari no Monogatari

  1. Saudações

    O filme de Madoka Magica brilhou por si só. Não necessitou de alardes, apelações ou algo do gênero. Em si, tudo na obra foi adaptado com cuidado e atenção. Desta forma, é seguro enfatizar que tudo correu muito bem.

    Esperar por sutis mudanças nos cenários era algo válido, e se fez apresentar bem no filme. Acredito que a obra conseguiu condessar bem tudo que foi mostrado em oito episódios, e isso é realmente valoroso.

    Muito bom o seu post, jovem Nayara.

    Até mais!
    Carlírio Neto (via celular)

  2. Estou baixando(ou tentando) esse filme pra ver como ele é.Madoka está no meu top 5 de animes favoritos e foi um choque e uma surpresa assistí-lo.Tanto que eu fiz algo que normalmente não faço:assistir 6 episódios de uma só vez.Vamos ver se aina tenho coragem de encarar o drama pesado da série outra vez!

  3. Olá Nay o/

    Demorei um pouco para vir comentar aqui por conta da rotina, mas enfim consegui.

    Primeiro, foi muito legal fazer este projeto contigo. Foi ótimo, acrescentou bastante!

    Quanto ao seu texto, um bom nível como sempre, diga-se de passagem. Sequer teria o que acrescentar!

    Meus parabéns pelo ótimo trabalho! E que venham outros posts do tipo para nós!

    Até o/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s