E você achando que a única academia no mundo era a americana…
Sim, no Japão também existe algo parecido com a premiação do Oscar americano, porém lá o foco são os filmes japoneses (óbvio), sem contar que a cerimônia possuí várias diferenças se comparada ao que estamos acostumados a ver ao começar pela estatueta entregue aos vencedores:
O local escolhido para este grande evento nipônico foi o Tokyo Grand Prince Hotel e a cerimônia ocorrerá no dia 8 de março. Com isso, no dia último dia 22 de janeiro, foram divulgadas as indicações de todas as inúmeras categorias que conhecemos, porém como o conteúdo do blog preza muito pelas animações é exatamente dessas indicações que vou comentar aqui neste post. Vamos lá, os indicados de melhor filme de animação de 2012 pelos japoneses são:
Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo
Neon Genesis Evangelion é um animê dos anos 90 que faz sucesso em todos os cantos do mundo até hoje, a franquia possui uma série de TV com 26 episódios que é complementada por dois filmes: Death&Rebirth e The End Of Evangelion. Em 2007, o diretor e criador Hideaki Anno decidiu voltar aos cinemas anunciando uma quadrilogia intitulada Rebuild Of Evangelion, e o filme que concorre a categoria de melhor filme de animação de 2012 é o penúltimo filme desta reconstrução da série. Facilmente este filme pode levar a estatueta, pois conta com uma trilha sonora perfeita somada a uma animação extraordinária. Quanto ao storyboard, bem, este já é mais um pouco discutível; eu gostei bastante, mas vai dividir opiniões. Também é válido lembrar que este filme arrecadou 5 bilhões de ienes, que equivale a 114 milhões de reais aproximadamente tornando-se o segundo filme mais rentável do ano. Para quem gosta ou quer conhecer um pouco mais da série, recomendo a review do parceiro Otaku Game Life sobre a franquia.
Wolf Children
Filme do estúdio Madhouse que conta com o diretor de Summer Wars e dos filmes de Digimon, Wolf Children, concorre a melhor filme por contar com um enredo inovador que retrata a história de uma estudante de 19 anos chamada Hana que se apaixona por um homem-lobo dando a luz a duas crianças, duas wolf children (crianças-lobo). Laços entre pais e filhos, a força de uma mulher, o amor de uma mãe e a inocência de duas crianças comovem o espectador que assiste sendo o segredo para desbancar grandes animações e levar a estatueta. Uma menção honrosa a se fazer é que o filme conta com a melhor dubladora dos anos 90 no Japão: Megumi Hayashibara.
A Letter to Momo
Ganhador de melhor filme do prêmio Asia Pacific Screen Awards, A Letter to Momo, tem enormes chances de levar a estatueta japonesa. A animação é dirigida por Hiroyuki Okiura, diretor do sucesso Jin-Roh e que trabalhou no filme do mítico Cowboy Bebop e sua produção ficou por conta da Production I.G. A história do filme gira em torno da garota Momo que perdeu seu pai recentemente, e que antes de morrer decidiu deixar uma carta para sua filha. Com esta mensagem e com a ajuda de seus amigos “únicos” ela irá encarar acontecimentos inesperados depois de recomeçar seus dias apenas com sua mãe ao seu lado. Essa premiação será disputada!
Friends: Mononoke Shima no Naki
A única animação em 3D que concorre a melhor filme de 2012, Friends: Mononoke Shima no Naki, é o filme que tem menor chances de ganhar nesta categoria, em minha opinião. Apesar da boa direção de Takashi Yamazaki, diretor responsável pelo filme de 2010 da Patrulha Estelar, somada a participação do cantor Shingo Katori, que é integrante de uma das bandas mais famosas do Japão, SMAP, e seu roteiro adaptado muito bem feito ainda é muito pouco para bater de frente com as outras indicações. A história que inspira o filme é baseada em um conto infantil japonês, Nata Aka Oni, que retrata a respeito de dois ogros que buscam amigos: um vermelho e um azul. O ogro vermelho acaba crescendo cheio de tristeza, dúvidas e ódio, pois ninguém vai visitá-lo em sua casa. A fim de ajudá-lo o ogro azul passa a aterrorizar crianças para que assim elas procurem o auxílio do ogro vermelho.
One Piece Film Z
A fim de comemorar 15 anos de mangá em publicação, Eiichiro Oda, criador da série, participou de todo roteiro de One Piece Film Z atraindo muitas pessoas aos cinemas japoneses fazendo com que a cada semana um novo record fosse estabelecido. O filme acumulou mais de 6 bilhões de ienes, o que equivale aproximadamente 137 milhões de reais, tornando-se o filme mais rentável do ano de 2012 e da distribuidora Toei. Sucesso? Sim ou com certeza? HATERS GONNA HATE! Depois de Dragon Ball, sem dúvidas, One Piece é o animê do gênero shounen (animação para meninos) que mais fez e está fazendo sucesso no Japão, os números e a legião de fãs não negam. Neste filme, Luffy e sua tripulação enfrentam um poderoso inimigo chamado Z que promete abalar toda a estrutura da Era dos Piratas.
Quem será que leva a estatueta? Depende do critério escolhido, se for bilheteria One Piece levará essa com folga, mas eu arrisco dizer que se decidirem focar em qualquer outra coisa ou ter uma visão geral o vencedor só pode ser Evangelion! É uma animação inteligente por si só e merece uma premiação honrosa há muito tempo, quem sabe agora seja a verdadeira hora da consagração. Uma pena que só saberemos em março o vencedor.
Fonte: Crunchyroll e Anime News Network
Letter Momo tem grandfes chances de vencer.Acho que OP só tá aí por causa do sucesso que faz,não tem como ele competir com tamanhas obras mais profundas do que ele
Acho que vai ficar entre Letter to Momo e EVA! Vou torcer por EVA sempre ♥ Hahahahahaha
Vai ser uma disputa bem difícil, como está no post depende do critério. One Piece e todo marketing feito nesse filme, EVA o filme mais esperando pelos japoneses e A Letter to Momo o melhor filme asiático de 2012…… éh agora descasca esse abacaxi juízes rs’.
Acho que A Letter to Momo ganha mas não ficarei surpreso se desse EVA.
É uma pena que isso não vem para o nosso país, se me lembro o ultimo foi CDZ: Prólogo do Céu em 2006.
É uma pena que essas obras asiáticas não tenham espaço por aqui, concordo. Quem sabe aos poucos este cenário mude, a venda de mangás no Brasil fica em torno de 13% no campo dos quadrinhos, mas mesmo assim já mostra certa evolução. Teve a chegada do Crunchyroll também, vamos torcer!
Nay, parabéns! Você escreve muito bem, e sabe colocar os detalhes.
Gostei muito, tanto que fiquei curiosa para assistir alguns desses filmes, principalmente “Wolf Children”, e você deve imaginar o por quê rs.
Admito que na hora que escrevi a sinopse do filme, lembrei de você! Hahahahahhaha