36ª Premiação Japonesa do Oscar anuncia filmes de animação que concorrem a melhores do ano

Rebuild_of_Evangelion_3.0_character_promo

E você achando que a única academia no mundo era a americana…

Sim, no Japão também existe algo parecido com a premiação do Oscar americano, porém lá o foco são os filmes japoneses (óbvio), sem contar que a cerimônia possuí várias diferenças se comparada ao que estamos acostumados a ver ao começar pela estatueta entregue aos vencedores:

estatueta-japonesa-oscar

O local escolhido para este grande evento nipônico foi o  Tokyo Grand Prince Hotel e a cerimônia ocorrerá no dia 8 de março. Com isso, no dia último dia 22 de janeiro, foram divulgadas as indicações de todas as inúmeras categorias que conhecemos, porém como o conteúdo do blog preza muito pelas animações é exatamente dessas indicações que vou comentar aqui neste post. Vamos lá, os indicados de melhor filme de animação de 2012 pelos japoneses são:

Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo

1-eva-asuka

Neon Genesis Evangelion é um animê dos anos 90 que faz sucesso em todos os cantos do mundo até hoje, a franquia possui uma série de TV com 26 episódios que é complementada por dois filmes: Death&Rebirth e The End Of Evangelion. Em 2007, o diretor e criador Hideaki Anno decidiu voltar aos cinemas anunciando uma quadrilogia intitulada Rebuild Of Evangelion, e o filme que concorre a categoria de melhor filme de animação de 2012 é o penúltimo filme desta reconstrução da série. Facilmente este filme pode levar a estatueta, pois conta com uma trilha sonora perfeita somada a uma animação extraordinária. Quanto ao storyboard, bem, este já é mais um pouco discutível; eu gostei bastante, mas vai dividir opiniões. Também é válido lembrar que este filme arrecadou 5 bilhões de ienes, que equivale a 114 milhões de reais aproximadamente tornando-se o segundo filme mais rentável do ano. Para quem gosta ou quer conhecer um pouco mais da série, recomendo a review do parceiro Otaku Game Life sobre a franquia.

Wolf Children

2-wolf-children

Filme do estúdio Madhouse que conta com o diretor de Summer Wars e dos filmes de Digimon, Wolf Children, concorre a melhor filme por contar com um enredo inovador que retrata a história de uma estudante de 19 anos chamada Hana que se apaixona por um homem-lobo dando a luz a duas crianças, duas wolf children (crianças-lobo). Laços entre pais e filhos, a força de uma mulher, o amor de uma mãe e a inocência de duas crianças comovem o espectador que assiste sendo o segredo para desbancar grandes animações e levar a estatueta. Uma menção honrosa a se fazer é que o filme conta com a melhor dubladora dos anos 90 no Japão: Megumi Hayashibara.

A Letter to Momo

3-A-Letter-to-Momo

Ganhador de melhor filme do prêmio Asia Pacific Screen Awards, A Letter to Momo, tem enormes chances de levar a estatueta japonesa. A animação é dirigida por Hiroyuki Okiura, diretor do sucesso Jin-Roh e que trabalhou no filme do mítico Cowboy Bebop e sua produção ficou por conta da Production I.G. A história do filme gira em torno da garota Momo que perdeu seu pai recentemente, e que antes de morrer decidiu deixar uma carta para sua filha. Com esta mensagem e com a ajuda de seus amigos “únicos” ela irá encarar acontecimentos inesperados depois de recomeçar seus dias apenas com sua mãe ao seu lado. Essa premiação será disputada!

Friends: Mononoke Shima no Naki

4-Friends-Mononoke-Shima-no-Naki

A única animação em 3D que concorre a melhor filme de 2012, Friends: Mononoke Shima no Naki, é o filme que tem menor chances de ganhar nesta categoria, em minha opinião. Apesar da boa direção de Takashi Yamazaki, diretor responsável pelo filme de 2010 da Patrulha Estelar, somada a participação do cantor Shingo Katori, que é integrante de uma das bandas mais famosas do Japão, SMAP, e seu roteiro adaptado muito bem feito ainda é muito pouco para bater de frente com as outras indicações. A história que inspira o filme é baseada em um conto infantil japonês, Nata Aka Oni, que retrata a respeito de dois ogros que buscam amigos: um vermelho e um azul. O ogro vermelho acaba crescendo cheio de tristeza, dúvidas e ódio, pois ninguém vai visitá-lo em sua casa. A fim de ajudá-lo o ogro azul passa a aterrorizar crianças para que assim elas procurem o auxílio do ogro vermelho.

One Piece Film Z

5-One-Piece-Film-Z

A fim de comemorar 15 anos de mangá em publicação, Eiichiro Oda, criador da série, participou de todo roteiro de One Piece Film Z atraindo muitas pessoas aos cinemas japoneses fazendo com que a cada semana um novo record fosse estabelecido. O filme acumulou mais de 6 bilhões de ienes, o que equivale aproximadamente 137 milhões de reais, tornando-se o filme mais rentável do ano de 2012 e da distribuidora Toei. Sucesso? Sim ou com certeza? HATERS GONNA HATE! Depois de Dragon Ball, sem dúvidas, One Piece é o animê do gênero shounen (animação para meninos) que mais fez e está fazendo sucesso no Japão, os números e a legião de fãs não negam. Neste filme, Luffy e sua tripulação enfrentam um poderoso inimigo chamado Z que promete abalar toda a estrutura da Era dos Piratas.

Quem será que leva a estatueta? Depende do critério escolhido, se for bilheteria One Piece levará essa com folga, mas eu arrisco dizer que se decidirem focar em qualquer outra coisa ou ter uma visão geral o vencedor só pode ser Evangelion! É uma animação inteligente por si só e merece uma premiação honrosa há muito tempo, quem sabe agora seja a verdadeira hora da consagração. Uma pena que só saberemos em março o vencedor.

Fonte: Crunchyroll e Anime News Network

Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook!

6 comentários sobre “36ª Premiação Japonesa do Oscar anuncia filmes de animação que concorrem a melhores do ano

  1. Vai ser uma disputa bem difícil, como está no post depende do critério. One Piece e todo marketing feito nesse filme, EVA o filme mais esperando pelos japoneses e A Letter to Momo o melhor filme asiático de 2012…… éh agora descasca esse abacaxi juízes rs’.
    Acho que A Letter to Momo ganha mas não ficarei surpreso se desse EVA.
    É uma pena que isso não vem para o nosso país, se me lembro o ultimo foi CDZ: Prólogo do Céu em 2006.

    • É uma pena que essas obras asiáticas não tenham espaço por aqui, concordo. Quem sabe aos poucos este cenário mude, a venda de mangás no Brasil fica em torno de 13% no campo dos quadrinhos, mas mesmo assim já mostra certa evolução. Teve a chegada do Crunchyroll também, vamos torcer!

  2. Nay, parabéns! Você escreve muito bem, e sabe colocar os detalhes.
    Gostei muito, tanto que fiquei curiosa para assistir alguns desses filmes, principalmente “Wolf Children”, e você deve imaginar o por quê rs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s