Os singles de anisong mais vendidos de 2012

madoka-magica

Muitos de nós, otakus, podemos não gostar tanto assim de apreciar a música japonesa, mas com certeza temos uma música de animê marcante; e muitos (como eu) começam a acompanhar mais o dia-a-dia da música japonesa exatamente por gostar tanto dessas anisongs.

Como boa “otaka” e apreciadora de anisongs e J-pop, não poderia deixar de divulgar esta lista interessante da Oricon nesse endereço eletrônico, pois com ela podemos ver o quão importante é a junção do fandom de um cantor com o fandom de um animê, entre outras coisas.

IMPORTANTE: Esta lista da Oricon que verão a seguir contabilizou as vendas de 12 de dezembro de 2011 a 9 de dezembro de 2012.

10. Koda Kumi – Go To The Top
Data de lançamento: 24/10/2012
Número estimado de discos vendidos: 69.390
Animê: Muv-Luv Alternative -Total Eclipse

10-kodakumi-gotothetop

Muv-Luv Alternative: Total Eclipse foi um anime da temporada Summer 2012 que está disponível no streaming Crunchyroll para interessados, não o assisti apenas por falta de tempo e porque tiveram outros animês que me interessaram mais daquela temporada, mas me pareceu interessante. As críticas variam muito, todas elas dizem que o início é excelente, mas que o decorrer da história não agradou a todos, resumindo, o animê é mediano e sofreu por ter sua estréia na mesma temporada que SAO, mas então por que o single vendeu tanto? Óbvio que o fandom da cantora fez toda a diferença nesse quesito, não? Koda Kumi é uma diva da música pop japonesa hoje, há quem se incomode com isso e tenta fazer críticas sem nexo, mas é fato que ela vem a cada ano conquistando mais e mais fãs, suas performances são ótimas e para quem viu o Kouhaku deste ano sabe o que eu estou falando. AMOOOO~ ♥

9. ClariS – Luminous
Data de lançamento: 10/10/2012
Número estimado de discos vendidos: 73.959
Animê: Puella Magi Madoka Magica The Movie 1 – Hajimari no Monogatari

9-claris-luminous

Sobre este single não precisa falar muita coisa, né? Não quero desmerecer o ótimo trabalho que a dupla musical ClariS faz, mas quem comprou mesmo este single foram os fãs de Madoka que estão se triplicando em todos os lugares no mundo. Não é para menos, Madoka é o clássico deste início de década, pois foi o anime que desconstruiu o gênero mahou shoujo e se aproximou de um fenômeno da animação japonesa que é Evangelion. A febre está gigante por lá, 2 filmes estrearam ano passado nos dias 6 e 13 de outubro e no meio disso tudo ainda a franquia vendeu muito este single que tem a música principal do filme. Sucesso? Sim ou com certeza?

8. Nana Mizuki – Time Space EP
Data de lançamento: 06/06/2012
Número estimado de discos vendidos: 75.567
Animê: Blood-C ~ The Last Dark

8-nanamizuki-timespaceep

Nana Mizuki no TOP 10? Isso já era esperado, mas eu sou suspeita para falar porque sou fã dela desde 2005 apesar de apenas acompanhar mais de perto seu trabalho como seiyuu e cantora nos últimos 4 anos, mas convenhamos que ela representa demais. Ela é a cantora de anisong que mais lucra todo ano e desde 2005 não tem uma posição abaixo da sexta colocação na Oricon quando promove os lançamentos de seus singles. Portanto, acredito que o fandom de Blood-C não tenha sido determinante para o single Time Space EP estar aqui entre os mais vendidos, quem comprou este single é porque realmente aprecia a música de Nana Mizuki. METRO BAROQUE, tema do filme de Blood-C é uma música extremamente maravilhosa, mas gostaria de confessar que deste single a música que mais gostei foi PARTY! PARTY!, podem me julgar porque a música é bobinha, mas eu adorei *-* Na verdade, o single inteiro é bom e Nana-chan é rainha! ♥

7. Nana Mizuki – Synchrogazer
Data de lançamento: 11/01/2012
Número estimado de discos vendidos: 79.505
Animê: Senki Zesshou Symphogear

7-nanamizuki-synchrogazer

Nana Mizuki, você aqui novamente? Depois acham que eu sou exagerada quando falo que ela é a rainha das anisongs, mas não é exagero, agora tenho provas. MUAHAHAHAHAHA *Tentando conter a alegria*. Bom, mais uma vez acho que o fandom do animê não foi determinante nas vendas do single até porque eu só soube da existência deste Senki Zesshou Symphogear da temporada Winter 2011/2012, porque a Nana-chan cantaria a sensacional música de abertura. Sinceramente não vi ninguém comentando a respeito, e se tiver fazendo uma injustiça desprezando um ótimo animê me perdoem e me deem bronca também, mas ainda arrisco dizer que o single só vendeu muito porque era da Nana Mizuki e apesar de aparecer aqui somente na sétima colocação de singles de anisong de 2012, é o quinto single mais vendido na carreira da cantora. Outra observação: O single foi lançado em janeiro, se o fandom do animê fosse impressionante teria facilmente ficado em primeiro nesta lista o que não é o caso.

6. Watarirouka Hashiritai 7 – Shounen yo, Uso Wo Tsuke!
Data de lançamento: 30/05/2012
Número estimado de discos vendidos: 80.843
Animê: Crayon Shin-chan ~ Arashi o Yobu! Ora to Uchu no Princess

6-watariroukahashiritai7-shounenyousowotsuke!

Aqui temos um encontro de sucessos no Japão: o grupo Watarirouka Hashiritai 7 e o animê Shin-chan. Watarirouka Hashiritai 7 é um subgrupo das fofas idols do AKB48, que já virou elite no Japão de tantos prêmios musicais que acumularam nesses últimos anos somado ao fato que são carismáticas e suas performances são sempre muito empolgantes. O single Shounen yo, Uso Wo Tsuke! é tema do vigésimo filme de um garoto de 5 anos chamado Shinnosuke, sim, o nosso Shin-chan. No Japão, Shin-chan é um verdadeiro fenômeno e apesar de estar há anos na televisão sua audiência nunca decepciona ficando sempre entre os animês semanais mais vistos por lá junto com Sazae-san, Maruko-chan (que eu amo) e Doraemon. São verdadeiros pilares da animação japonesa televisiva, portanto não é surpresa um single como este estar nessa lista até aqui muito justa da Oricon.

5. Momoiro Clover Z – Mōretsu Uchū Kōkyōkyoku – Dai-Shichi Gakushō ‘Mugen no Ai’
Data de lançamento: 07/03/2012
Número estimado de discos vendidos: 83.506
Animê: Mouretsu Pirates

5-momoiroclovermouretsu

Animê da temporada Winter 2011/2012, Mouretsu Pirates, pode não ter sido sucesso absoluto, mas ao menos rendeu boa audiência e conquistou vários fãs. A prova disso é que o animê terá uma continuação da série nos cinemas, mas o filme ainda não tem nada data confirmada para estréia. Não vou me alongar, pois foi outro animê que também não vi, entretanto, de MOMOCLO eu entendo um pouquinho. MOMOCLO é muito amor Grupo que está ativo no Japão desde 2008, Momoiro Clover Z, aos poucos está consolidando seu sucesso através de seus singles divertidos por conta de ter integrantes “guerreiras” que são praticamente uma paródia ativa de sentais. A ideia por trás do grupo foi muito bem aceita no Japão, mas por incrível que pareça a maioria dos fãs são mulheres, tanto que em certo período o grupo fez um show fechado especialmente para o público feminino. A justa quinta posição é um presente para os fãs, mas acredito que este ano de 2013 será ainda melhor e mais importante para o grupo no cenário das anisongs, visto que elas foram convocadas para cantar a música de abertura do remake de Sailor Moon, que deve estrear em julho na temporada Summer 2013. Venham nos punir em nome da lua, MOMOCLO! ♥~

4. LiSA – crossing field
Data de lançamento: 14/08/2012
Número estimado de discos vendidos: 85.138
Animê: Sword Art Online

4-lisa-crossingfield

A partir deste single nesse TOP 10 tanto o fandom do animê quanto do cantor são determinantes para que  tivessem tanto lucro, ao meu ver. Se este single não tivesse por aqui eu ia estranhar e muito, por exemplo! Desde 2010, LiSA estreou no cenário das anisongs cantando várias músicas em Angel Beats! e desde então firmou-se de uma forma incontestável, afinal depois disso cantou a mítica abertura de Fate/Zero, oath sign, onde animê e a canção fizeram um tremendo sucesso em 2011. Entretanto, a junção de LiSA com Sword Art Online foi ainda melhor e a quarta posição nos singles de anisong mais vendidos do ano passado é a prova disso. Esse “casamento” deu mais certo que o esperado! Sobre SAO, não dá para negar que foi um dos animês mais aguardados do ano passado, mais comentados, e talvez o que conquistou o maior número de fãs. Eu fiz questão de assistir, e apesar de ter me decepcionado um pouco em alguns aspectos, não dá para negar que os episódios faziam meus sábados serem mais empolgantes quando estava sentada em frente ao computador, mas para outras pessoas foi mais que isso, era como se o animê estivesse transmitindo a exata sensação do que é jogar online e como se relacionar com pessoas que você encontra por lá. A relação entre Kirito e Asuna deu o que falar e muita gente já os consideram como melhor casal de animês dos últimos tempos.

3. Nana Mizuki – BRIGHT STREAM
Data de lançamento: 01/08/2012
Número estimado de discos vendidos: 102.924
Animês: Magical Girl Lyrical Nanoha The MOVIE 2nd A’s / Dog Days’

3-nanamizuki-brightstream

OLHA A RAINHA DAS ANISONGS AQUI NA TERCEIRA POSIÇÃO! Este foi sem dúvidas o melhor single da Nana esse ano trazendo musicalidade a níveis divinos, por isso é mais que digno o single BRIGHT STREAM ter alcançado posição tão boa. Um outro fato interessante é que é o single mais vendido da cantora em toda a sua carreira, antecessor desta posição, o single PHANTOM MINDS, demorou 18 semanas para alcançar 94.369 cópias vendidas enquanto que BRIGHT STREAM demorou 4 semanas para vender 96.624 cópias. Foi um recorde arrasador que a Nana-chan conseguiu alcançar por ter feito um bom trabalho e também porque a propaganda rolou solta sob este single. Não foi só por causa da Nana que vendeu tanto assim, parem para pensar: Quais as semelhanças entre PHANTOM MINDS e BRIGHT STREAM? Por que eles são os singles mais vendidos da cantora? Ambos singles têm ligação com a franquia Nanoha, que é o mahou shoujo favorito no Japão hoje. Mahou Shoujo Lyrical Nanoha e Nana Mizuki tem um casamento antigo que começou em 2004, mas que dá certo até hoje e a venda deste single é a ratificação desde fato, a franquia cresceu muito desde então e hoje conta com 3 séries de TV e 2 filmes que são remake das duas primeiras temporadas, e todas as animações são um sucesso. Entretanto, não poderia deixar de falar que os fãs de Dog Days tiveram um papel importante na compra do single também, não tão determinantes quanto os de Nanoha, mas a participação foi efetiva porque esta nova franquia, que por sinal é do mesmo estúdio de Nanoha, ganhou uma terceira temporada no Japão neste ano de 2013 e se isso não é sucesso eu não sei o que é. Lembrando que o terceiro single mais vendido da Nana Mizuki é SCARLET KNIGHT, que coincidentemente corresponde a abertura da primeira temporada de Dog Days, logo não tinha como BRIGHT STREAM não vender já que possui duas músicas do segundo filme de Nanoha e uma corresponde à abertura da segunda temporada de Dog Days. O single só tem música de anisong, e música boa, suprema, épica. ♥

2. Tomohisa Yamashita – Love Chase
Data de lançamento: 04/07/2012
Número estimado de discos vendidos: 140.882
Animê: Toriko

2-tomohisayamashita-lovechase

ITADAKIMASU ~ lovely fruit! Hehe, single que tem conexão com o quarto encerramento do grande shounen Toriko, Love Chase, fica com a segunda posição de singles de anisong. Tomohisa Yamashita, ex-integrante da banda NEWS (um backstreet boy japonês basicamente), começou sua carreira solo em 2011 e repetiu sucessos da época de banda com singles sempre nas paradas de sucesso da Oricon. Como participou de vários doramas japoneses sua popularidade é alta, sem dúvidas. Somando ele com Toriko não poderíamos ter outro resultado a não ser o melhor! Toriko é um mangá publicado na Shuukan Shonen Jump desde 2008 e ganhou sua adaptação para a televisão na temporada Spring 2011 em um episódio especial com One Piece, e acredito que até por conta disso o mangá e animê estão fazendo este tremendo sucesso até porque e é aquele típico shounen de porrada que todo mundo gosta, mas com comida em vez de piratas ou esferas do dragão.

1. Masaharu Fukuyama – Ikiteru Ikiteku
Data de lançamento: 28/03/2012
Número estimado de discos vendidos: 177.365
Animê: Doraemon – Nobita to Kiseki no Shima ~Animal Adventure~

1-masaharufukuyama-ikiteruikiteku

Masaharu Fukuyama é um cantor veterano, tão veterano que não sei muito sobre ele (LOL). Este aqui eu admito que pesquisei fortemente na internet, e descobri que chegou a fazer vários doramas japoneses na década de 90 e por conta disso somado ao seu trabalho de cantor deve ter conquistado uma enorme legião de fãs, mas não tanto quanto o animê Doraemon que está desde 1973 sendo exibido no Japão, é muito tempo! Em 3 de março de 2012, ganhou mais uma de tantas adaptações para o cinema e a música tema está exatamente deste single. A música é direcionada a crianças assim como o animê e é bem bonitinha, mostrando que os japoneses podem se inovar o tempo todo, mas na questão entretenimento ainda dão muito valor para as “relíquias” mostrando que o reino do gato robótico Doraemon não vai acabar tão cedo.

O que acharam do TOP 10 de singles mais vendidos de 2012? Justo? Faltou alguém aí que você gostaria de ter visto? Eu gostei bastante pelo destaque que a Nana Mizuki teve porque todos os seus três singles lançados no ano estão na lista, mas também ver Koda Kumi e MOMOCLO foi especial para mim.

Espero que tenham curtido este post diferente, pela semana deve haver um post random, mas depois o foco volta a ser animês, principalmente FAIRY TAIL. Liguem ligados 😉

Fonte: Anime News Network, Oricon, MyAnimeList.com, Nana Mizuki BR

5 comentários sobre “Os singles de anisong mais vendidos de 2012

  1. Com certeza a Nana é a melhor…
    Confesso que o “Inocent Starter” me deixou bem tocado na época,
    talvez pela voz dela não estar tão aguda (o que me deixou apaixonado), e me soar um pouco mais infantil, ou por que nesse mesmo ano ela dublou fez a Yuufa em Ragnarok The Animation. Aquele padrão inocente, muito parecido com o que ela Usou em Blood-C e em Naruto são realmente aconchegantes.
    Assisti a todos os eposódios de Senski Zessho Symphogear umas três vezes e foi fantástico, por mais que o anime tenha me lembrado muito as óperas italianas, o conceito de “cantar para ganhar poder” foi inovador, e encaixou perfeitamente com a voz dela,
    que, pelo menos pra mim, transmite vida, energia e empolgação (me deu até vontade de finalizar umas das versões da Teoria das Cordas).
    Nana com certeza Owna, eu, inclusive, retirei o som do vídeo de quando ela se declarou (como Hinata, é claro) para o Naruto, e ouço quando tô deprimido.
    Bem forever alone néah? aeihuaeiuhauieae.

    Post muito bom nany, parabéns.
    (y)

    • Obrigada pela recomendação, vou olhar este animê depois, mostrou-se interessante após ler seu comentário ^^
      E Nana Mizuki sempre é owna, é muito diva em tudo que faz ❤

  2. AHHHHHHHHH Mizuki Nana-chama é a melhor do mundooooo!!!!! e Bright Stream é a minha favorita com milhões de anos-luz da segunda colocação!! (Nem tanto) SACRED FORCE E BRIGHT STREAM SÃO MUSICAS TÃO PERFEITAS!!! *–* E FEARLESS HERO TAMBÉM GANHA MEUS ELOGIOS!! NANA-CHAMA É A RAINHA DO JAPÃO!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s