TOP FIVE: Animês do gênero mahou shoujo

Como hoje é dia das crianças, decidi fazer uma pequena lista de 5 animes do gênero mahou shoujo, meu gênero preferido de animes, e que marcaram a vida dessa blogueira. A ordem é contestável, aviso desde já…

5. Sailor Moon

Pelo poder do prisma lunar!

Um clássico da TV Manchete e de muito sucesso aqui no Brasil, Sailor Moon alcança a última posição no meu TOP #5. Anime que retorna às telinhas japonesas no ano que vem, conta a história de Usagi (Serena, no Brasil) Tsukino, que junto com suas amigas formam um time de sailor senshi (sailors guerreiras) travando inúmeras batalhas em outras dimensões, outras eras, outras galáxias a fim de proteger a Terra de inúmeros vilões. O mangá de Sailor Moon tem uma profundidade muito maior no seu enredo e até uma melhor exploração de suas personagens, mas não vejo a animação ficando atrás, pois seu público é visivelmente diferente e procura entreter muito mais crianças que adultos, mas claro que o público mais maduro também pode se sentir atraído pela obra por conta de sua simplicidade ou até mesmo pela fofura das personagens.

Sailor Moon é um anime fantástico do começo ao fim, e apesar de ser um clássico fica só na quinta posição aqui, porque tem animes do mesmo gênero melhores, bem mais trabalhados e que comovem mais o espectador.

4. Card Captor Sakura

Volte à forma humilde que merece, Carta Clow!

Card Captor Sakura dispensa qualquer tipo de apresentação, não é? Sua história é de autoria do famoso e mítico grupo CLAMP, que conquistou fãs não somente no Japão, mas por todo o mundo, e claro que sua fama chegou ao Brasil. Mas por que um clássico como esse só está na quarta posição? Absurdo, mas simples. Sakura conquistou e formou uma geração como Sailor Moon, mas na atualidade há muitos animes que superam o seu enredo formidável, suas personagens carismáticas acho difícil superar até porque o grupo CLAMP se aproveitou de muitas delas para criar um novo mangá: Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE.

É um anime maravilhoso com um bom embasamento em vários temas filosóficos, nos levando a pensar sobre preconceitos, a relação entre as pessoas, um mundo sem amor, e que o amor é o sentimento mais precioso do mundo, pois se não tivemos ele é similar a uma grande desgraça mundial.

3. Puella Magi Madoka★Magica

“Você deveria fazer um contrato comigo e se tornar uma garota mágica.”

Madoka é o anime mais recente dessa lista, e um dos fenômenos da animação mais populares desde seu lançamento que ocorreu ano passado nas televisões japonesas. Com seu enredo coerente do início ao fim, sua animação incomum e com personagens míticas que conquistam o espectador aos poucos alcança a terceira posição por aqui. Pra falar a verdade, se eu fosse seguir apenas conceitos técnicos, com certeza, Madoka teria a primeira posição fácil, mas mais pra frente eu explico minhas razões. Mas os fatos sobre Madoka são: É o clássico do momento e da atualidade desse gênero, sem dúvidas será um dos melhores animes desse começo de década ,e só não supera Evangelion porque EVA influenciou várias gerações. É um anime único!

Se quiserem, depois de verem esse anime fantástico, deem uma olhada na review feita para o blog AQUI.

2. Mahou Shoujo Lyrical Nanoha

Lirikaru Magikaru!

E a magia lírica de Nanoha tem sua justa segunda posição nesse ranking. Nanoha é um outro fenômeno mundial e que empolga grande parte dos japoneses fazendo disso um clássico, clássico que revelou ao mundo a maior e melhor seiyuu e mais famosa cantora de anisong: Nana Mizuki. Sim, Nana Mizuki, a também dubladora da Hinata e no caso de Nanoha, da personagem Fate Testarossa, teve sua carreira alavancada pelo grande sucesso de Nanoha no Japão. Suas músicas de aberturas foram todas interpretadas por Nana-chan e seus últimos dois singles que fazem parte da trilha sonora de filmes de Nanoha, alcançaram posições na Oricon e números de vendas impressionantes, isso mostra o sucesso incontestável tanto do anime como da seiyuu.

Nanoha pode ser clichê em muitos momentos, mas é tão inteligente a abordagem da direção das séries de TV e filmes que isso fica sempre para último caso. É um mahou shoujo puro e fiel do começo ao fim, e que tem uma animação impressionante, personagens carismáticos que cativam o mundo todo, e um enredo bastante aberto com que se pode brincar e fazer uma nova adaptação o tempo todo, sendo ponto fortíssimo da franquia. A prova disso é que a cada ano surge uma nova adaptação de Nanoha na mídia e todas vendem muito bem, temos aí pelo menos três mangás em atividade cada um com um enredo diferente, sem contar a grande bilheteria obtida em julho desse ano nos cinemas com o remake da segunda temporada do anime.

Nanoha já é um clássico faz tempo, você pode não gostar do anime de tão fiel ao gênero mahou shoujo que é, mas negar que é um clássico? Isso ninguém pode negar.

1. Guerreiras Mágicas de Rayearth

“O coração que acredita se torna poder em Zefir.”

Por que esse anime tão esquecido no Brasil e até mesmo no Japão tem seu primeiro lugar nesse TOP #5? É bem simples, Guerreiras Mágicas de Rayearth é o anime favorito daquela que vos escreve (LOL). Um anime que marcou extremamente minha infância a ponto de ver o mesmo episódio 10 vezes em um único dia, isso que é vício! Sem contar que eu me identifico MUITO com a personagem Hikaru (Lucy, no Brasil) Shidou, tanto em suas partes boas como ruins. Acredito que seja um dos melhores mangás do grupo CLAMP pelo seu desfecho surpreendente na primeira fase, infelizmente a segunda perdeu-se um pouco, mas não totalmente fazendo a obra não perder sua magia e fama. A correção da incoerência vista na segunda fase no mangá, veio com a adaptação para o anime que tem singelas diferenças fazendo a trama tornar-se mais adulta e com pontos filosóficos diferentes do mangá e mais impactantes.

A luta de Hikaru contra seu eu interior é mais evidenciada no anime, e a ligação fraternal e amorosa entre alguns personagens faz com que entendamos melhor seus princípios e personalidades; a abordagem é excelente, fazendo com que muitas vezes sejam também expressas por meio de batalhas épicas fazendo desse anime um quase shounen. A diversão presente na série pela personagem Umi (Marine, no Brasil), a inteligência de Fuu (Anne, no Brasil) e a alegria de Hikaru junto do fofo Mokona faz de Guerreiras Mágicas de Rayearth um clássico com um enredo fora de série que merece um reconhecimento maior por parte do mundo. O poder da crença, o coração que acredita se torna poder em Zefir.

Anúncios

7 comentários sobre “TOP FIVE: Animês do gênero mahou shoujo

    • LOL É questão de gosto mesmo, Pablo, Rayearth pra mim foi mais marcante que tudo, pois fez parte da minha infância, mas em termos técnicos eu concordo com você Nanoha fica a frente junto com Madoka.

    • E MESMO ACHO QUER Mahou Shoujo Lyrical Nanoha e o Melhor Pra Sempre Ja Assitir Umas 7 Vezes e Nao me canso de rever

  1. Concordo com esse top em partes, já assisti todos porem eu também colocaria Nanoha em primeiro, eu sei que Guerreiras magicas é muito bom mais Nanoha foi oque me fez gostar de Mahou Shoujo e também da Nana :3 e se fosse um top 6 colocaria Futari Wa Pretty Cure ( Primeira Temporada da serie Precure ) em 6ª , ele pode ser meio infantil mais e bem interessante, a Nagisa ( Cure Black ) e a Honoka ( Cure White ) são 2 bons personagens, e a serie tbm tem um bom equilibrio na comedia e em suas lutas.

    • Serei sincera a você, Gui: como mahou shoujo Nanoha é melhor que Rayearth ao meu ver, mas sou fã de mechas e Rayearth tem garotas mágicas, mecha e porrada, então não tem como não algo ficar em primeiro lugar no meu coração a não ser as três meninas que foram transportadas para Zefir 🙂
      Sobre Precure, eu comecei a ver o que está sendo exibido atualmente no Japão e só tem 2 episódios lançados até agora, mas preciso ver o restante da franquia urgente. Por enquanto só posso dizer que provavelmente concordaria contigo porque gostei muito da dinâmica do anime, é algo bem ao estilo que gosto. >D

      • Eu entendo todo esse seu amor por Rayearth ^^ pois ele é realmente foda com uma boa trilha sonora principalmente a primeira OP Yuzurenai Negai :D, e sobre precure assista elas sim, eu não assisti todas também pois estou começando agora e atualmente to assistindo a terceira temporada que é o Precure Splash Star, mas as duas primeira eu te garanto que irá gostar :3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s