Review: Medaka Box

Dia 10 de outubro de 2012 estreia no Japão a segunda temporada de Medaka Box, e aproveitando que a data está chegando, que tal lembrar de alguns pontos importantes da série através de uma review da primeira temporada?

Afinal, um shounen protagonizado por uma garota pode dar certo hoje em dia? A resposta é claro que sim! Falando socialmente a respeito, hoje em dia a mulher vem conquistando um espaço cada vez maior ao redor do mundo, então por que uma garota não poderia protagonizar um shounen? Será que o público japonês, que seria o primeiro a ver a obra, desprezaria um mangá ou animação por conta disso? Apesar da presença marcante e ainda muito forte do homem culturalmente falando, o mangá é tido hoje em dia como um grande sucesso da Shounen Jump, por outro lado a primeira temporada do anime não teve tanto sucesso assim. Por quê? Vamos discutir isso a seguir.

HISTÓRIA

Medaka Kurokami, uma garota eleita com 98% dos votos para se tornar presidente do conselho estudantil, decide implantar em sua escola uma caixa de sugestões, apelida pelos alunos de Medaka Box, onde os próprios alunos podem depositar os seus desejos ao conselho fazendo-a resolver inúmeros problemas e preocupações de seus colegas. Do seu lado, seu amigo de infância (aham, amigo sei) Zenkichi segue junto da garota como seu fiel escudeiro (ou seria cachorrinho de estimação?) a fim de ajudá-la na resolução de problemas. Mas isso não é tudo, ao que parece Medaka esconde segredos a respeito de sua origem, não apenas por seu comportamento anormal ou suas habilidades espetaculares, mas principalmente pelo enorme amor que nutre pela raça humana tendo para si que não importa o quão mal possa ser um ser humano, ele ainda tem bondade em seu coração e algum trauma ocorreu para torná-lo mal.

EFEITOS VISUAIS / FOTOGRAFIA

O cenário visto em Medaka Box é bastante simples visto que praticamente todas as cenas do anime são dentro de uma escola, não tendo nada muito rebuscado em sua arquitetura. O traço das personagens é bem marcante, e cada um tem uma aparência característica e única, principalmente observando bem seus cabelos e olhares, construindo uma enorme variedade visual que também pode representar a personalidade de cada um.

A animação pode não chegar a um nível de excelência, mas é bastante agradável desde situações mais comuns escolares como lutas épicas nos últimos episódios. Não decepciona em momento algum. Sumie Kinoshita e Yasuhiro Akamatsu, responsáveis pela animação e fotografia, respectivamente, e já conhecidos daqueles que viram Dantalian no Shoka, ambos fizeram um bom trabalho em Medaka Box.

TRILHA SONORA

Tatsuya Katou, foi quem cuidou da trilha sonora de Medaka Box repetindo um bom trabalho já visto em animes como Katanagatari e Mirai Nikki. A trilha sonora também não chega a ser espetacular, mas consegue empolgar o espectador em pontos cruciais da série ou de uma simples cena despertando emoção durante o episódio. A música de abertura foi deixada sob responsabilidade da seiyuu Minami Kuribayashi, muitos a reconheceram por ter cantado a música de abertura de Katanagatari e outros por encerramentos no trágico School Days, porém eu gostaria de destacar seu trabalho cantando a mítica abertura de Chrno Crusade, Tsubasa Wa Pleasure Line, se tiverem um tempo escutem porque é suprema e vejam o anime também. Em Medaka Box, ela repete uma boa performance e seu single é fantástico! Sobre o encerramento, este ficou sob cargo da seiyuu Aki Toyosaki, que empresta sua voz para a protagonista Medaka, não considero a música ruim, é bonitinha, mas não é uma música que seria top em minha playlist e na de outras pessoas passaria longe, longe.

ENREDO ADAPTADO E SEU DESENVOLVIMENTO

[O TEXTO ABAIXO CONTÊM SPOILERS! SIGA POR CONTA E RISCO!]

Apesar da história interessante, Medaka Box não é aquele anime que empolga logo no primeiro episódio, ou nos primeiros e com certeza esse foi um fator importantíssimo para que o anime não tivesse sucesso absoluto como seu mangá. Entretanto, é válido ressaltar sua fidelidade em relação ao mangá, porque apesar de eu não ter lido temos fontes o suficiente para saber quando a adaptação é fiel ou não. No começo da série temos a apresentação de personagens, como acontece em qualquer anime, e a apresentação é feita com perfeição. Quem narra os eventos da série é o melhor amigo da protagonista Medaka, Zenkichi, que ama bastante Medaka e por isso se junta ao conselho estudantil da protagonista ajudando nas mais diversas situações sendo praticamente um cachorrinho de estimação dela. O problema do início da série é que por ser um shounen você espera batalhas empolgantes, coisa que não acontece desde o princípio, apesar da protagonista Medaka mostrar suas habilidades fora da capacidade humana. O início mantém um foco nas aventuras da presidente do conselho em resolver problemas de estudantes, e que problemas podemos esperar? Problemas em atividades de clubes, problemas amorosos, inveja entre colegas de classe/clubes, ou seja, coisas que todo bom otaku já conhece e está cansado de ver, e como as abordagens são comuns não se torna algo atraente, não fosse pelos personagens carismáticos, e esses sim merece destaque.

Os cinco primeiros episódios fazem o espectador continuar vendo o anime por conta dos personagens carismáticos. A protagonista Medaka tem uma personalidade intrigante no início, ela é boa em tudo o que faz, mostra ter excelentes habilidades de luta com uma supremacia maravilhosa, e além disso considera que todos os humanos têm algo de bom em nosso coração mesmo que você seja o maior delinquente da escola. Isso me chamou bastante atenção, ela quer trazer bondade e pureza de volta às pessoas acreditando que elas são fundamentalmente boas, pois se um dia alguém se torna ruim é porque algum trauma transformou a pessoa. Eu admito já pensar a respeito disso e é algo que carrego comigo, todos temos algo de bom e ruim dentro de nós, porém sempre um lado se sobressai e isso vai depender de inúmeros fatores como as pessoas que te rodeiam, o ambiente que você vive, as experiências que você passa, entre outras coisas. Mas ah, claro que não podemos incluir psicopatas nesse meio, eles são uma total exceção em um assunto sobre lutas interiores de luz e trevas ou bem e mal (LOL).

Por ser uma garota, Medaka é realmente incrível quebrando vários paradigmas não só no mundo dos animes, mas também discussões do nosso cotidiano sobre a independência da mulher e sua força. Ter uma personagem feminina para comandar um shounen pode gerar bastantes dúvidas de sua qualidade, ainda mais seu tema sendo “pancadaria em uma escola” e que de cara não apresenta isso. Entretanto, com o passar dos episódios vemos que resolução de problemas de estudantes era só uma introdução para o shounen virar um sucesso.

Falando ainda de personagens importantes no enredo da série, temos Zenkichi, amigo de infância da Medaka, que nessa primeira temporada do anime mostra que não a vê apenas como uma amiga, logo no primeiro episódio através de sua narração ele já revela que ama Medaka. Esse amor que nutre faz com que ele se esforce bastante para tentar acompanhar sua amada, mas é algo praticamente impossível. Apesar disso, ele se mostra bastante esforçado e carismático, mas tudo em prol da Medaka, e é um excelente nakama aceitando as mais diversas doideras que ela faz.

Temos ainda mais dois membros do conselho: O gênio Akune e a louca por dinheiro Kikajima. Akune fazia parte do clube de judô, porém acabou abandonando o clube para seguir sua amada Medaka, e apesar dele morrer de amores por ela, foi mostrado que ela deu uma bota nele legal (LOL). Mesmo assim, ele faz de tudo para ajudá-la em qualquer coisa que precise, formando uma dupla perfeita de amizade e rivalidade com Zenkichi, que juntos dão total suporte à presidente do conselho. Seu papel não é tão importante quanto o de Zenkichi no enredo da série, mas ele consegue com sua personalidade única agradar e conquistar muitos fãs. É iconicamente engraçado.

A tesoureira do conselho, Kikajima, é convidada a entrar depois da organização de uma competição, criada pelo próprio conselho estudantil a fim de oferecer verbas ao clube vencedor. Kikajima faz parte do clube de natação assim como seus veteranos Yakushima e Tanegashima, que levaram certa vantagem, pois toda competição foi dentro de uma piscina. Pior que isso é que os membros são todos loucos por dinheiro por razões até válidas, fazendo o segundo arco do anime ser empolgante, mas que se salva mais por fanservice e comédia do que por lutas ou história. Entretanto, o fim do arco é comovente ao ver que apesar dos veteranos considerarem dinheiro mais importante, eles deixam bem claro que amam Kikajima acima de tudo, mostrando seus fortes laços fraternais. Sem contar que Medaka tem destaque fundamental digno de uma protagonista, levando a jovem nadadora a refletir a respeito de seus valores e crenças. Porém, mais uma vez ressalto: O forte do início de Medaka Box são os carismáticos personagens, mas vale a pena continuar porque o terceiro e último arco da primeira temporada do anime seria mítico.

O último arco da primeira temporada de Medaka Box, conta-nos uma rixa entre o Comitê de Moralidade e o Conselho Estudantil. Temos aqui de fato um arco de um digno shounen, pois além de mostrar total superioridade da protagonista a frente de um inimigo poderoso e presidente do comitê, Unzen, e com habilidades especiais como ela, temos aqui a revelação da verdadeira natureza de Medaka que podemos ver através do seu War God Mode:

A luta é mítica e tem uma animação fantástica, com um final muito bom também. A partir daí começamos de fato a dar valor e ver pra que Medaka Box veio ao mundo.

[FIM DOS SPOILERS!]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Medaka Box é um anime não tão empolgante em seu início, mas no decorrer dos episódios é notório o crescimento de algumas personagens e situações, tudo isso acaba se transformando em um aperitivo para o último arco que dá abertura a uma sequência de possibilidades de fatos que vão acontecer na próxima temporada. O mistério de Shiranui, Medaka, presidente da escola e novos personagens são o segredo e apostas para nova temporada, que pode vir a fazer sucesso, desde que os japoneses tenham paciência para terminar a primeira temporada que tem um início não tão bacana, mas que depois tem um resultado final supremoMedaka Box é um ÓTIMO shounen, e a segunda temporada vem para ratificar isso e consertar a má impressão deixada pela primeira, e também elevar sua audiência buscando reconhecimento maior visto que tem mais pancadaria vindo por aí.

QUE VENHA A SEGUNDA TEMPORADA, QUE VOCÊ ACOMPANHARÁ COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG ALCHEMIST NANY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s