Review: Steve Jobs – A Biografia

 

Título: Steve Jobs – A Biografia
Autor: Walter Isaacson
Tradução: Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Maia Soares
Editora : Companhia das Letras
Ano: 2011
Localidade: São Paulo – SP
632 páginas

 

 

Steve Jobs, o que falar sobre um cara como esse? Um homem que revolucionou a história dos computadores, dos celulares, tablets e muita coisa da tecnologia que temos acesso nos dias de hoje e que teremos ainda no futuro. Perspicaz, teve o dom de perceber coisas que não tínhamos sobre nosso poder e que hoje não vivemos sem, porém apesar de sua genialidade indiscutível, quem era de fato Steve Jobs?

Walter Isaacson conta tudo isso nos mínimos detalhes em biografia que o próprio Jobs pediu que escrevesse, de acordo com o fundador da Apple, Walter tinha um dom de deixar as pessoas a vontade para falar e era capaz de deixar um bom registro. Durante a leitura mergulhamos no mundo de Steve Jobs desde sua difícil infância até sua trágica morte causada por um câncer pancreático. Temos uma mistura pontual de sua vida pessoal e profissional e a junção delas em alguns momentos que foram fundamentais para determinar alguns eventos na vida de Jobs, o começo da Apple com seu amigo Wozniak em uma garagem de uma humilde casa é um bom exemplo. Vemos cada passo dado por Steve para a redenção de ter uma das empresas de tecnologia mais ricas do mundo, mas engana-se que trilhar esse caminho foi fácil.

Jobs enfrentou inúmeros obstáculos, mas seus colegas foram os que mais sofreram, não era fácil aguentá-lo. Arrogante, queria ter o controle de tudo e é visível isso em seus aparelhos e dispositivos, ele tem seus méritos e a biografia é válida também por conta disso! É a biografia de um ser humano como qualquer um de nós, ele pode ser um gênio, mas também tinha seus defeitos e isso traz proximidade ao leitor ao perceber detalhes minuciosos da vida de Jobs que leva a uma reflexão se você o queria distante ou perto de você por várias vezes. Sua passagem pela NeXT e Pixar também são citadas assim como vários relacionamentos com mulheres, família, amigos recheados de momentos tristes, emocionantes, complicados, alegres, felizes como a vida nos proporciona. Claro que a Apple também é citada no livro e toda boa parte dele.

“Steve Jobs – A Biografia” é recomendável a aqueles que realmente mostram total interesse na vida de Jobs e suas empresas, mas mais que isso, é recomendável a todos os fãs de tecnologia, é recomendável aos fãs de boas histórias, e a todos aqueles que têm em seu coração que sempre podemos aprender com as pessoas independente se elas são próximas de nós ou não, afinal como diria Jobs “A viagem é a recompensa”. A leitura é agradável pela leveza e veracidade dos fatos o levando a lugares inimagináveis, profundos e jamais explorados sobre a vida de um gênio contemporâneo, Steve Paul Jobs, mostrando que essa viagem sobre seu legado é realmente uma recompensa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s