Review: Bilionários Por Acaso – A Criação do Facebook

Faz muito tempo que não faço uma resenha de um livro, a última vez foi na minha sexta série (2004). Nesse 3º semestre de faculdade vi a necessidade de voltar a escrever visto que o professor pediu resenhas de alguns textos, um saco? Não, sempre gostei de resenhar! Então, por que não voltar a fazer isso quando se tem um tempinho? Vamos lá! Durante o mês de julho, que estou de férias, pretendo escrever algumas resenhas sobre livros que lerei e filmes que verei só para treino e pura diversão. A resenha de hoje é de um livro que terminei na segunda-feira (02/07). Bora lá!

Nos dias de hoje é praticamente impossível viver sem internet, empresas dependem e algumas sobrevivem por causa dela, o entretenimento está diretamente ligado a ela, a informação que você precisa para sobreviver não poderia ficar de fora dessa. Tudo gira em torno dessa “maldita” internet. Quando falamos disso não há como não se lembrar das redes sociais também, e gostando ou não, quando falamos delas uma das primeiras que vem a mente é o Facebook, ou não?

Hoje o Facebook é um fenômeno mundial e não há como negar, porém como tudo isso surgiu? Qual foi o caminho traçado para que essa rede social atingisse níveis mundiais? Quem está por trás dessa maravilhosa criação que nos enfeitiça a cada minuto? Todas essas perguntas podem ser respondidas ao ler “Bilionários Por Acaso – A Criação do Facebook”!

O livro traz informações valiosas e interessantes nos mínimos detalhes sobre toda a trajetória de Mark Zuckerberg até o caminho próspero, mas engana-se quem pensa que encontrará uma receita para o caminho do sucesso lendo, visto que o jovem usa meios questionáveis para fazer com que seu site cresça engrenando no mercado dos “grandes”. Tudo começa com sua vida como um universitário nerd de Harvard sendo muitas vezes excluído do convívio social até se deparar com o brasileiro Eduardo Saverin, que constrói uma amizade sólida para compartilhar suas alegrias e tristezas de uma vida universitária. Como todo universitário, muitas vezes podemos exagerar na bebida e em outras coisas, “chapado” como estava Mark teve uma ideia inusitada de invadir servidores de Harvard a fim de ridicularizar seus colegas e mostrar quem estava no poder. A partir desse momento tudo se transforma ao redor do garoto marcando um caminho de genialidade, sexo, dinheiro, corrupção, traição, amadurecimento contado aos extremos.

A linguagem bastante coloquial deixa a obra cada vez mais empolgante, a visão clara do autor ao retratar os acontecimentos ajuda não deixando o livro ser maçante em momento algum. Para aqueles que têm fascinação por tecnologia, negócios, administração, o livro é altamente recomendável, porém vale ressaltar que se você não está disposto a conhecer mais uma história do mundo capitalista que nos manda matar um leão por dia, é melhor nem começar. Nesse livro não vemos nenhum conto de fadas, e sim uma história severa que castiga aqueles que confiam demais nos outros e exalta aqueles que não têm escrúpulos para realizar seus sonhos ou defender o que lhe pertencem. É uma leitura interessante, mas cruel.

Informações Técnicas:
Título: Bilionários Por Acaso – A Criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade, e traição.
Autor: Mezrich, Ben
Tradução: Alexandre Matias
Editora: Intrinseca, 2010
Localidade: Rio de Janeiro – RJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s