Review: Card Captor Sakura *Edição Especial* – Vol. 01

Hoje trago ao blog minha análise sobre o primeiro volume da edição especial de Card Captor Sakura que a JBC lançou na semana passada. Desenvolvi o texto em tópicos para facilitar.

INTRODUÇÃO

Não há necessidade de falar tanto sobre uma história que a já maioria conhece, mas creio que vale a pena ressaltar que Card Captor Sakura é um clássico e sem dúvidas é uma das melhores obras desenvolvidas por CLAMP. No mangá, podemos ver uma história em um ritmo bastante rápido prendendo a atenção do leitor, CLAMP também deixa evidente características marcantes do grupo como os belos traços (até prefiro esse de Sakura que o atual), seu enredo recheado de ideias filosóficas, relacionamento complexo entre personagens e ainda arrisco dizer que em Sakura podemos ver uma linda conclusão, e talvez a única bem feita pelo grupo.

QUALIDADE GRÁFICA

Se você estava preocupado com a frase “a coleção terá o capricho e a qualidade característicos da Editora JBC” se perguntando como seria essa tal qualidade, eu digo que você pode ficar sossegado porque a JBC realmente caprichou em tudo! A capa está excelente (como podem ver acima) e dificilmente vai amassar a não ser que você seja muito desastrado. As páginas coloridas estão lindas tanto que dá até vontade de chorar de tão lindas que são! Tirei uma foto com minha câmera fotográfica só para terem uma noção:

As páginas internas em papel offset são realmente maravilhosas e fora dos padrões fazendo isso ser realmente uma edição especial da JBC. Fiz comparações com dois mangás da editora para que possam notar essa diferença. Primeiro, comparei o último volume de Fairy Tail lançado (19) pela editora que já está em um papel melhor que as edições anteriores, pois antes a JBC usava um papel Brite 47g e agora adota o mesmo papel, porém este com 52g:

Olha a cor da página de um pra outro LOL! Outro mangá que comparei é um que tem um selo de graphic novel, algo de orgulho da editora, comparei Sakura com Miyuki-chan no País das Maravilhas:

Temos uma pequena diferença na cor do papel, e se você pegar os dois mangás verá que Sakura é superior, se você tocar para comparar a espessura de uma folha para a outra vai notar que Sakura tem uma pequena diferença também.

TRADUÇÃO

Uma preocupação que sempre temos com os mangás que vem ao Brasil é a tradução que as editoras fazem. Comparada a primeira versão lançada no Brasil, a tradução passou por uma revisão e pelo jeito não tivemos muitas alterações para essa edição especial, algo que achei positivo, pois naquela época a tradução da JBC estava perto da perfeição! Muitos reclamaram que nessa edição especial a JBC poderia fazer uma tradução mais próxima do original ao invés de adaptar trazendo proximidade à versão exibida na TV, e ainda bem que não fez isso, para mim, seria besteira. Vocês querem uma tradução mais próxima do original? Então me respondam algumas perguntas: Você acha que seria mais épico ela falando o característico “Liberte-se” ou “Release”? Você iria vibrar tanto ao vê-la capturando a carta Alada ou preferia que ela fosse tratada como carta Voo (Nome original da carta: The Fly)? O que você acharia mais engraçado? Ela falando “Ai ai ai Yukito” ou “Yukito-san”? Poderia ficar a tarde inteira fazendo comparações e ainda defenderia a proximidade com a versão TV, pois foi lá onde a maioria conheceu a Sakura e suas aventuras. E outra pergunta: O que é tradução? Nem sempre traduzir é ficar mais próximo do original, traduzir é você deixar um mundo X compreensivo ao mundo Y, por isso que às vezes nós podemos encontrar 500 traduções para uma mesma frase e todas estarem certas. A tradução da JBC traz proximidade aos fãs brasileiros, mais do que digno, JUSTO! Para mim, ficou excelente.

PREÇO

Um preço justo! Por toda qualidade que temos no mangá vale a pena pagar R$ 14,90 sem nenhum problema, mas fiquem espertos! Eu comprei na Loja Geek da Livraria Cultura lá na Avenida Paulista aqui em São Paulo e paguei somente R$ 11,90. Quem sabe vocês não encontram um desconto desses em mais algum lugar por aí?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa edição especial é de fato um presente aos fãs não só de Sakura, mas para todo mundo que gosta de mangás. Se a JBC mantiver toda essa qualidade de impressão e suas traduções com certeza essa coleção será uma das mais bonitas de se ter, pois mostra verdadeiro respeito aos fãs, à Sakura, ao grupo CLAMP, a todos que de alguma forma se envolveram na história da garota card captor.

SURTOS COMENTÁRIOS DE UMA FÃ

Eu achei linda essa edição, a cada página que virava para ler era um surto atrás do outro. Sakura realmente traz um enredo que me agrada, aquela garota atrapalhada que luta para conquistar seus objetivos com ajuda de amigos e que tem um grande poder oculto dentro de si. Personagens como a Tomoyo e o Touya só fazem o mangá ficar ainda mais divertido já que eles são os “troll masters” deixando a protagonista muitas vezes sem reação. Ver o Touya a chamando de monstrenga é dez! Ler a Tomoyo tirando com a cara da Sakura na página 67 deste volume também foi épico.

Sakura: Não tem muita gente do fundamental que tem guarda-costas!
Tomoyo: Bem, também não tem muita gente do fundamental que sabe usar magia, né?

Toma essa na cara, Sakura! HAHAHAHAHAHA Fiquei bastante emocionada ao comprar esse clássico e foi pura nostalgia ler, me diverti como nunca e parecia uma criança de 10 anos na época do primário que foi onde li Sakura pela primeira vez. O engraçado é que me identifico com a Sakura até hoje, dei muita risada em uma parte do mangá que o Kero fala “Com ou sem magia ela não consegue acordar cedo” AAAAAAAAAAH, EU SEI O QUE VOCÊ SENTE, SAKURA! SEMPRE ACORDO ATRASADA! HAHAHAHA Vê-la capturando a carta Alada foi lindo, lembrando que a captura dessa carta é totalmente diferente do anime, onde a carta se mostra mais violenta sendo que no mangá é exatamente o contrário, é uma carta pacífica. Uma outra captura de carta que temos nesse volume e acho emocionante é a carta Ilusão, pois primeiro a Sakura fica confusa se é uma carta clow ou o fantasma de sua mãe. LINDO, LINDO, LINDO! Sakura tem um dos enredos que mais mexe comigo e me agrada. Sem dúvidas, vou comprar os 12 volumes dessa coleção, e você? O que tá fazendo aqui, meu filho? Corre pra uma banca, livraria, loja qualquer e consiga o seu primeiro volume rápido. Eu acho que vai acabar logo. ^^

Um comentário sobre “Review: Card Captor Sakura *Edição Especial* – Vol. 01

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s