O fim de Shakugan no Shana

Ontem, 24 de março de 2012, foi ao ar o último episódio de Shakugan no Shana III no Japão, dando a tão esperada conclusão a um anime que teve sua primeira exibição em outubro de 2005. A franquia de Shakugan no Shana possui agora 3 temporadas concluídas sendo cada uma contendo 24 episódios, 1 filme que é uma adaptação do primeiro arco do anime, 5 especiais bem curtinhos que tem como a intenção o humor visto que algumas personagens lá estão em SD e 4 OVAS (Original Video Animation) titulados Shakugan no Shana S.

Uma adaptação de um light novel criado por Yashichiro Takahashi e Noizi Itou (história e arte, respectivamente) que vai deixar muitas saudades, pois não é uma história tão comum e às vezes chega a ser complexa de entender, mas que foi muito bem adaptada pelo estúdio J.C. Staff! Eu não li a novel, mas por comentários que vi em fóruns disseram que seria o ideal para entender a história mais a fundo e consequentemente as personagens, o problema é achá-las traduzidas na internet. =/

Shakugan no Shana conta a história de Yuji, um garoto normal vivendo dias normais que assim gostaria de passá-los até que de repente se viu em uma situação que o mudaria para sempre. Duas estranhas criaturas conhecidas como Rinnes apareceram devorando o “poder de existência ” de vários humanos ao seu redor, e quando Yuji estava a um passo de ser a próxima refeição uma garota cabelos de fogo e olhos flamejantes aparece diante dele o salvando e exterminando os monstros. Ela o explica que existem várias criaturas como aquelas que ele acabou de ver tentando devorar humanos, e para manter a estabilidade e o equilíbrio do mundo ela, como Flame Haze, tem a missão de destruí-los e repor esse poder de existência perdido. Existem vários detalhes que não vou contar aqui nesse resumo, mas só falo: Assista! Você vai se surpreender com cada detalhe e evolução das personagens.

Chega de enrolação! Vamos falar da conclusão dessa joça! 😄

Num geral eu achei muito bom o final, super coerente, tudo se encaixando perfeitamente em toda a história que vimos até aqui (não só dessa última temporada) e também muito fofo! Foi um final feliz, mas com muitas surpresas e de um jeito diferente até. Nesse último episódio, por exemplo, o que achei muito legal foi a direção incluir diversas coisas sobre a primeira temporada, não só memórias, mas também a música de abertura! Quem não se empolgaria ouvindo Hishoku no Sora enquanto a pancadaria tava rolando solta? MUITO ÉPICO! Esse clima de nostalgia foi mesmo emocionante, fiquei sem palavras ao ver a cena da batalha final, nem consegui abrir a boca pra cantar uma palavrinha da música mesmo a sabendo de cor de ponta a ponta!

Apesar da luta entre Yuji e Sydonay VS. Shana e Marjory ter mitado, ela está longe de ser a melhor cena do episódio levando toda a história em consideração. Nos primeiros minutos vimos um raio de esperança e também de amor verdadeiro entre Johan e Pheles já que o único modo que eles conseguiram de “viver” juntos foram suas vidas sendo passadas para uma única pessoa: um filho MUITO BONITINHO E FOFO chamado Justus. Ai que vontade que fiquei de agarrar a criança, o bebezinho é muito fofo *3* Olha aí:

É um fofo, né gente? *-* Eu fiquei muito tocada com isso, o Johan não poderia voltar à vida, mas agora pode ficar com a Pheles para sempre, mas “dentro do corpo” do Justus, lá realmente estarão os dois, e mais que isso: o amor que um sente pelo outro. E a babá não poderia ser outra melhor que a Wihelmina né? Foi ela quem cuidou da Shana, e agora tem a responsabilidade de cuidar do filho de seus melhores amigos, ela encontrou uma nova razão para viver! Nos últimos episódios ela estava totalmente perdida vendo a Shana ficar cada vez mais independente e consequentemente distante dela, sem contar que estava muito só sem a Pheles por perto. Tinha a Rebeca, é verdade, mas não era a mesma coisa! Eu gostei muito do final da Wihelmina que merece ser feliz por tudo que fez e também do casal Pheles e Johan! PERFEITO!

Só emendando um pouco mais, eu ri horrores no final com a Rebeca fazendo careta pro Justus e o menino começando a chorar LOL Wihelmina a repreendendo também foi comédia o/ HAHAHAHAHAHAHHA Essa Rebeca é muito retardo igual a mim. OH GOD!

Agora, a coisa mais “WTF?” do episódio foi o Lamies! MANO, COMO ASSIM AQUELE VELHO É UMA MENININHA? ALGUÉM EXPLICA ISSAE DIRETO! Eu fiquei chocada!

Outra coisa que poderia tratar como “WTF?” foi o fim do Sydonay, mas vou dar um desconto pro velho vai! HAHAHAHAHA Até porque a queridinha dele, a Hecate, não tem a idade que aparenta ter! Apesar da aparência dele ser de um homem de 40 anos e dela uma garota de 16, eles devem ter centenas de anos, não interferindo na relação! Tudo bem que acho que ela o vê como um pai, mas aí o final ficou meio que aberto, cada um pense o que quiser a respeito, se terminaram como um casal ou pai e filha não importa, eles vão passar seus dias juntos! ^^

E agora vamos falar da relação complexa do casal principal: Yuji e Shana! Finalmente tudo foi revelado, Yuji disse quais eram suas verdadeiras intenções mais uma vez só que agora falando um pouco mais dele! Ele só queria proteger todos e não queria que ninguém mais fosse devorado, não queria que pessoas fossem tratadas como só mais uma, mas não só elas os Tomogaras também, que de acordo com ele também têm sentimentos e merecem ser felizes! Entretanto, ele queria tanto realizar esse desejo que não se importava com qual destino ele tivesse, mesmo que ficasse sozinho, ele iria cumprir seus desejos, sem contar que o próprio decidiu ir para o novo mundo que ele criou junto com a Serpente do Festival: Xanadu! Aí já dá pra imaginar o quão p da vida a Shana ficou né? Mas depois de umas porradas e os clássicos “Urusai, urusai, urusai” tudo se resolveu! Ela disse que ficaria ao lado dele independente do que acontecesse e o protegeria dele mesmo caso fosse necessário porque ela o ama mais do que qualquer outra pessoa! Aaaaaaaaaaaah, eu comecei a chorar nessa cena, eles ainda estavam conversando e voando, aí depois veio o tão esperado beijo e aí eu fui a loucura, felicidade a mil! Achei muito supremo eles se beijando enquanto voavam sob o céu abraçados e assim foram rumo ao novo mundo!

A cidade de Misaki foi restaurada, agora tudo está nos eixos, porém e a Yoshida? Ela ficou pra trás, como será que se sentiu? Mesmo assim ela irá reconstruir sua vida aos poucos pelo jeito, assim como o Keisaku que vai ficar cuidando da Marjory até o fim de sua vida. *-*

Muito OBRIGADA, Yashichiro Takahashi, pela criação dessa excelente obra! Muito OBRIGADA, Noizi Ito, pela arte dessas maravilhosas personagens! Muito OBRIGADA, J.C. Staff, estúdio que fez essa ótima adaptação! Muito OBRIGADA, Takashi Watanabe, o diretor que coordenou muito bem cada detalhe da história! Muito OBRIGADA, Rie Kugumiya, aquela que emprestou sua voz para uma das melhores personagens tsundere dos últimos tempos! Por fim, muito OBRIGADA, Shana, Alastor, Yuji, Marjory, Marchosias, Wihelmina, Tiamat, e a tantos outros personagens e pessoas que fizerem de Shakugan no Shana uma obra excelente por esses 7 anos! Terão minha eterna gratidão e respeito! E bom, aos prantos termino esse post! Ótima semana a todos!

“Que nossos caminhos se cruzem de novo.”

22 comentários sobre “O fim de Shakugan no Shana

  1. poxa… tava mto maneiro esse anime… num queria que acabasse… =/ mas faze o que né…?! um otimo anime! vale a pena assistir !

  2. TRISTE PQ ACABOU, poucos animes tem uma história romantica, linda e ao mesmo tempo complexa como shakugan, e SHANA A MAIS LINDA HEROINA QUE JA VI EM ANIMES, muito linda….

    muito triste pq acabou!

  3. ADOREI SEU POST, eu assisti os últimos episódios ontem, consegui aguentar a versão em português, e a choradeira ainda está presente kkk.Você falou tudo aquilo que sinto, faz 4 anos que acompanho esse anime, e não tem felicidade maior, do que acompanhar semana a semana o anime e ver esse final maravilhoso e espetacular! não tenho muito o que falar, você disse tudo, mas devo destacar a música da Mami Kawada – Koubou (feixe de luz) que tocou no final, essa música fez toda a diferença, puts chorei muito quando ela começou a ser tocada. Vou sentir muita falta, mas só de ver a Shana e o Yuuji juntos já me satisfaz =D .Quem sabe daqui alguns anos, a J.C. staff anime o mangá Shakugan no shana X eternal song, contando a estória da antiga caçadora de olhos e cabelos flamejantes, é muito da hora!
    Ah uma curiosidade, no final da light novel,bem na parte que a Shana e o Yuuji estão voando(no anime), ela canta uma música que a Wihelmina cantava para ela quando criança, isso não ocorreu no anime, no lugar colocou a música da Mami Kawada, só que ficou perfeita.
    Me desculpe o longo comentário kkkk é que esse anime é meu favorito, e falar dele é uma delícia.^^

  4. @José
    Ninguém queria que acabasse mesmo, dava depressão só de pensar que o fim estava próximo. LOL

    @Jee Amorim
    Falou tudo! Ainda mais hoje em dia que temos acesso fácil a tantos animes/mangás é muito difícil encontrar algum sem clichês ou com um enredo bom do começo ao fim, e também como você citou a Shana tem uma personalidade forte e característica, algo que ajuda e muito a série para se manter bem.

    @Denise
    Não foi só você que chorou, Denise! LOL Mas não teria como não se comover, Shakugan no Shana é um anime cativante e muito bem feito!
    Gostei bastante da info que citou no comentário, não sabia dessa história da Shana cantar uma música! Teria sido épico, mas ninguém vai confrontar uma música da digna Mami Kawada, a adaptação ficou legal. ^^
    E agora vamos torcer para uma nova adaptação daqui alguns anos como você mesma colocou, Denise, porque eu senti muita falta da antiga caçadora no anime, na novel com certeza ela deve aparecer mais! *-*
    E tem que falar muito, mas muito mesmo de Shana! Essa obra merece linhas e linhas de posts, comentários, dedicatórias, tudo!

  5. ai ai… esse anime foi me conquistando aos poucos, confesso que comecei assistindo ele meio que “não tem nada pra fazer mesmo”, mas me trouxe uma prisão psicológica tão grande que acabei ficando surpreso e virando fãn, quando eu falo prisão psicológica me refiro ao fato do anime ter me prendido toda a atenção durante todo o tempo em q o acompanhei. Não acompanhei o anime desde seu início e 2005… estou eu aki falando em pleno 24 de Novembro de 2012 e assisti tudo em 1 semana… as 3 temporadas, kkk é psé, não consegui parar de assisti, e valeu mto a pena. Apesar de ser um anime um pouco complexo e de ter tido uma reviravolta na 3ª temporada em que muitos se revoltaram mas no final acabaram entendo tudo que se passava na cabeça do Yuji, Shakugan me surpreendeu muito tb no romance muito bem elaborado, e como muitos aki essa foi a cara que eu fiz *———————* qdo o Yuji finalmente beijou Shana enquanto tudo se esclarecia e os sentimentos dos 2 se concretizaram.
    Não poderia existir final melhor, mas não quero uma 4ª temporada… pelo fato de ter axado tudo mto perfeito e uma 4ª temporada talvez estragaria tudo que foi construido durante as outras 3.
    Mas não ficaria triste não acompanharia com muito prazer. VALEW SHAKUGAN NO SHANA por essa semana de atenção que você conseguiu me fazer ter com vc ^^

  6. haha nossa o seu post descreve todas as reações que eu tive assistindo essa história incrivel. Poxa ainda me lembro em 2006 eu comecei assistir shakugan, e no 2º epi eu jas estava completamante apaixonado pela história. Essa ultima temporada foi tão aguardada que foi realmente triste quando cheguei no ultimo epi e percebi que abacou, simplesmente o melhor anime (para mim xD) estava terminado, mas foi feliz tbm, porque desde de sempre eu esperei por aquele momento *——* finalmente a shana e o yuji declarando o amor que sentiam um pelo outro *———————* haha e a musica que toca, e na batalha anterior, a musica da primeira temporada, nossa foi uma sacada de mestre da JC, enfim tudo nessa temporada foi perfeita, quando começo a falar já vem tudo na minha mente, melhores cenas, momentos tensos, dramaticos, engraçados e romanticos, não faltou nada nessa história. Sem contar (mas já contando haha) que esas temporada valoriza vários outros personagens, mostrando cenas de lutas epicas entres flame hazes e tomogaras que não são exatamente os principais, enfim cara acho que já disse tudo que podia sobre essa história que eu tanto amo haha

    só para esclarecer o velho lá não era aquela menininha

    aquele menina era uma tomogara que foi aprisionada no passado, e o velho era rinme, e sua tarefe era restaurar um quadro que a menina tinha feito, mas que tinha sido perdido/destruido com o tempo, não tenho certeza mas acho que ela morreu, então não poderia restaurar o quadro, então o velho que era um servo rinme dela tomou essa tarefa de restaurar esse quadro, e ficou durante todos esses seculos(?) juntando poder de existencia suficiente para poder fazer isso e no fim conseguiu e ai sua missão termina e ele desaparece, fim haha

    nossa esse meu coment ficou gigante, sorry xD

  7. Acabei de terminar de assistir o anime é muito bom mesmo 😀

    Mas alguem me explica, pois não entendi direito o final, o desejo o Yuji (de construir um mundo onde as pessoas não fossem consumidas) não era o mesmo da Shana?
    Então por que eles lutaram tanto? ._.’
    Não entendi também o que aquela deusa quiz dizer no final, eu sei que era sobre o filho da Pheles e do Johan, mas não entendi o que ela disse.

    Se alguem tirar minhas duvidas agradeço ‘-‘

    • Ambos lutaram entre si porque apesar de terem o mesmo objetivo, suas motivações para lutar eram diferentes. A Shana, como Flame Haze, tinha a missão de eliminar os Tomogaras e manter o equilíbrio dos mundos porque é isso que os flame hazes fazem e o Yuji gostaria de acabar com esse ciclo fazendo com que todos os flame hazes perdessem sua motivação de lutar e alguns até o sentido para viver, já que as lutas acabariam.
      O Yuji queria exatamente libertar a Shana desse ciclo de lutas e tornar-se alguém que possa proteger aqueles que ama, por isso eles lutaram tanto já que o Yuji queria que tecnicamente a Shana recomesse uma vida diferente de tudo que ela já tinha vivido e ela queria continuar a lutar. ^^

      Sobre a parte final, eu sinceramente não me lembro muito bem, então vou ficar devendo uma resposta para a segunda dúvida. Qualquer coisa, se quiser pode detalhar um pouco mais a cena ou quando eu tiver um tempinho eu pesquiso e volto a postar aqui 😄

      • Entendi melhor =D
        Então os Flame Hazes estavam ‘errados’ no final das contas.
        Acho que esta relacionado também ao que o Khamsin Nbh’w disse (“Para aqueles que se amam … Desobedecer, ter raiva, xingar, brigar, matar … Nada disso refuta o amor”. Um amor forte demais pode até tornar isso mais possivel”).

        A deusa que eu me referi é a deusa da orientação ( só não entendi quando ela fala : “Procurem o novo tipo de existência).

        Ultimas duvidas (provavelmente) ‘-‘
        Alator disse que ele e a antiga caçadora de cabelos e olhos cor de chama impediram o nascimento de um mestiço de um humano e um tomogara, por que? ‘-‘

        No final o Yuji disse que em Xanadu não existe uma Misaki, ele explicou mas a tradução que eu assisti ficou confusa >.<

        OBS¹: Desculpa tantas perguntas, é que gosto de entender tudo dos animes que eu assisto 😀
        OBS²: Tem dicas de animes parecidos com esse, que mistura Ação com Romance?

        • Olá!

          Sobre suas dúvidas, temo ficar devendo por aqui. Espero ter tempo de ler a light novel, pois acredito que ela conseguirá responder bem todas estas perguntas feitas.

          Entretanto, se quer uma boa história de romance com ação na pegada de Shakugan no Shana, recomendaria Zero no Tsukaima ou Kaze no Stigma. Outros bons animes que tem isso em seu enredo e indicaria são: Sword Art Online (sobrevivência em um MMORPG, romance e protagonista fodão), Macross Frontier (se gosta de mechas eles darão a ação que precisa ao mesmo tempo que um triângulo amoroso lindo é formado), Fate/Stay Night (recomendaria esperar sair o anime de 2014), Hitsugi no Chaika (caso queira algo mais medieval) ou Shoujo Kakumei Utena (tem um embasamento psicológico supremo e aborda inúmeros tipos de amor, tem até yuri e incesto, o final é surpreendente e satisfatório).

  8. Realmente foi um dos melhores, ou talvez o melhor anime que já assisti, realmente me marcou, comecei assistir num faz nem 2 semanas e terminei tudo.

    O começo da 3° temporada foi muito confusa, mas no começo do 1° episódio mostra o por que do Yuji querer mudar o mundo, lá mostraram Shana e Yuji “adultos” lutando e lutando, tipo uma luta sem fim, então ele realmente queria mudar isso, mudar o destino dela para que ela num tivesse que lutar mais.

    A 3° temporada poderia ter sido melhor se o Yuji num tivesse se tornado daquele jeito, e estaria lutando ao lado da Shana, mas mesmo assim, foi muito bom.

    O final na minha opinião foi um dos melhores finais, eu torcia desde o começo para que o Yuji ficasse com a Shana.

    Uma coisa triste foi que ele queria trazer a Hirai de volta e pra isso, todos esqueceriam a Shana, isso me deixou triste.

    Algo que num entendi e me decepcionou foi o por que da Shana e Yuji terem ido para o novo mundo, deixando família e amigos para traz, sendo que eles poderiam ter uma vida comum.

    Eu queria que tivesse uma continuação apenas mostrando o que aconteceu, contando o por que de eles terem ido para o novo mundo.

  9. Achei o final meio confuso…e um pouco triste pq a Shana e o Yuji foram pro otro mundo e Tpw…Tudo oq agente assistiu com os amigos deles e tals…se perdeu pq eles foram pro outro mundo e os amigos e familia ficaram para traz…soh alguns amigos flame Hazes que foram juntos…a cidade Mizaki ficou pra traz…isso me deixou triste…Mas foi legal acompanhar essa história mais ainda sim Shakugan no Shana nao ganhou o Top Anime da minha lista…Mas tah lah no alto…Meu Anime Preferido…e Tbm oq eu mais chorei…Litros e litros…foi Clanad…n tem ação nem nada como Shakugan no Shana mas…eh mto epico…em segundo lugar Tasogare Otome X Amnesia chorei tbm no fim….lol acho que eh isso…e um que todo mundo deveria assistir…SAO ou Sword Art Online sao os tres melhores animes que ja assisti na vida…mto bons…Vlw galera…espero que seja permitido escrever sobre outros animes…! lol

    • Concordo contigo, o final teve este sentimento de tristeza e despedida, mas curti bastante porque no fim o amor superou todas os preconceitos.

      Sobre os outros animês que você citou – e claro que você pode comentar de quantos quiser porque é sempre bom – eu só vi SAO, eu gostei bastante, apesar de me decepcionar algumas vezes, mas é muito divertido e tem umas batalhas épicas. 😄

  10. A relação de Shana e Yuji me lembrou um pouco a relação de Saito e Louise de Zero no Tsukaima que pra min ficou no top da minha lista, Porém eu acharia Shakugan no Shana melhor se a relação deles tivesse sido melhor na 1° e na 2° temporada, não sei se mais alguém vai concordar comigo. Mas enfim… Gostei muito do anime e recomendo.

    • Olá, Sérgio.

      Bom, sobre a comparação dos casais das quais você fez acredito que seja bem válido, mas se tratando somente de Shana e Yuuji, acredito que a relação deles foi se desenvolvendo gradualmente, mas somente na terceira temporada que deram um destaque efetivo a isso provocando todos aqueles mixed feelings. >D

  11. A deusa que eu me referi é a deusa da orientação ( só não entendi quando ela fala : “Procurem o novo tipo de existência).

    Resposta: Todo flame haze faz o acordo por ódio dos tomogaras, nem todo tomogara é do mal, por um aspecto mais simplista seriam como imigrantes em um país que ao invés de assumir cargos (roubam a existência alheia) porque estão cansados do mundo que vivem (hierarquia e afins). Uma nova existência faz referência ao contato dos tomogaras e humanos (incluindo flames) que de certa forma buscam uma solução para o que todos chamam de paz porém esquecendo que ambos jamais poderiam viver em uma sociedade convencional.

    o/ O antigo híbrido é morto porque faria com que flame hazes perdessem sua função e faria como que tomogaras invadissem a terra quando fosse conveniente, Xanadu se tornou um mundo genial uma vez que ele foi criado por um humano e um guze (2 seres distintos) e “guiado” por um híbrido basicamente um mundo onde todos podem chamar de seu verdadeiramente.

    Para a galera que achou que shana e yuji deviam ficar, vocês esqueceram que ambos são imortais (reiji maigo continua no yuji mesmo ele voltando a ser humano) de certa forma ambos estão enquadrados na primeira resposta (não conseguiriam viver em um mundo comum)

  12. Que anime fantástico, que roteiro incrível , Obrigado Shakugan no shana, vivi muitas aventuras com esses personagens , obrigado Yuji e Shana e aos outros personagens pela história perfeita , esse anime irá ficar guardado em nossas memórias até o fim..

  13. foi mesmo uma emoção te assistido Shakugan no shana .. incrível …. imagina so dublado …. uma emoção tremenda ..Rsrsrs

  14. acabei de assistir todas as três temporadas não acompanhei desde o inicio como vcs,esse anime foi me conquistando aos poucos fiquei com muita raiva de yuji no inicio pelo jeito dele mas gostei da sua atitude na terceira temporada gostei do final porem fiquei com sentimento de tristeza pelos amigos,sua mãe,seu pai e seu irmão ou irmã (não lembro o sexo) deixou para trás e fazer o que uma hora tudo chega ao fim.

  15. estou revendo esse anime que so perfeito esse anime tenhe uma sitonia unica
    que todos os otaku pelo meno deve assisti pelo meno uma vez isso nunca ira sem uma perda de tempo mais sim um ganho para seu historico.

  16. mano to preparado para morre mano fiquei a noite inteira chorando porque acabo o anime eu não tenho palavras para descrever o quão bom e esse anime se eu pudesse deixar esse anime eternamente rolando eu com certeza que sim fiquei obcecado por esse anime extremamente triste por ter acabado (sad unhappy to have finished the serie)

Deixe uma resposta

